Porsche

Panamera mais potente de sempre gasta 2,9 l/100 km

A Porsche vai apresentar em Genebra o novo Panamera Turbo S E-Hybrid de 680 cv, a versão mais poderosa de sempre da sua berlina de luxo. Chega a Portugal em Julho, a partir de 198 mil euros.

Autor
  • António Sousa Pereira

Dúvidas houvessem de que algo está a mudar no sector automóvel, e bastaria olhar para o caso da Porsche, que, pela primeira vez, passará a contar com um híbrido como versão mais potente de um seu modelo. O ilustre dá pelo nome de Panamera Turbo S E-Hybrid, e é a segunda proposta do género da família, depois do Panamera 4 E-Hybrid, animado por um motor V6 e um motor eléctrico e capaz de oferecer 462 cv.

No caso do Panamera Turbo S E-Hybrid, combinam-se o motor 4.0-V8 de 550 cv do Panamera Turbo com um motor eléctrico de 136 cv, para uma potência máxima combinada de 680 cv – sendo que, mesmo ao ralenti, o modelo oferece uns impressionantes 850 Nm, fruto do binário instantâneo típico dos motores eléctricos. A caixa de velocidades é a conhecida PDK de dupla embraiagem e oito relações.

Com isto, a velocidade máxima é de uns impressionantes 310 km/h, com a aceleração 0-100 km/h a ser cumprida em escassos 3,4 segundos. Dotado de tracção às quatro rodas PTM de série, em que a estratégia de entrega de potência é semelhante à do 918 Spyder, o Panamera Turbo S E-Hybrid anuncia um consumo combinado de somente 2,9 l/100 km, para o que contribui decisivamente a sua capacidade para circular durante 50 km no modo exclusivamente eléctrico.

Para alimentar o motor eléctrico, recorre a uma bateria de iões de lítio com refrigeração líquida e 14,1 kWh de capacidade. Os tempos de carregamento apontam para seis horas numa convencional tomada doméstica de 230 Volt a 10 Amp, e para 2,4 horas caso seja utilizada o opcional carregador de 7,2 kW a 30 Amp. Obviamente, o processo de carregamento também pode ser iniciado de forma remota e/ou programada, através do sistema de bordo do veículo PCM, ou mesmo da aplicação Porsche Connect para smartphones e Apple Watch.

Proposto em versão normal e Executive, com distância entre eixos 150 mm mais longa, o novo Panamera Turbo S E-Hybrid inclui no seu equipamento de série elementos como a suspensão de amortecimento pneumático PASM, os travões carbocerâmicos PCCB, o chassi activo PDCC Sport, o sistema de vectorização de binário PTV Plus, a direcção assistida Plus, o ar condicionado auxiliar (para climatização do habitáculo durante o carregamento) e as jantes de 21” – a que se junta, na variante Executive, o eixo traseiro direccional.

Em Portugal a partir de Julho, os preços iniciam-se nos 197.934€ para o Panamera Turbo S E-Hybrid, e nos 211.833€ para o Panamera Turbo S E-Hybrid Executive.

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