Está cada vez mais próxima a apresentação mundial do pequeno desportivo A120, modelo que representa o regresso da Alpine ao convívio com os “grandes”, agora sob a aba larga do chapéu da Renault. Enquanto tal não acontece, a marca decidiu dar uma “noite de folga” a alguns dos protótipos que têm participado na fase de desenvolvimento do modelo, levando-os, ainda de camuflado, num passeio nocturno por Paris. O que leva a crer que, quando surgir, a versão de produção pouco diferirá, na estética, dos protótipos até aqui revelados.

A Alpine anunciou já que o A120 será lançado no mercado numa edição limitada denominada “Premiere Edition”, da qual serão produzidas 1.955 unidades (número que é também uma referência ao ano em que a marca foi constituída), a disponibilizar em somente 12 países europeus, entre os quais, Portugal.

Relativamente ao carro propriamente dito, sabe-se já que utilizará uma plataforma em alumínio, com a particularidade de ser totalmente lisa na parte inferior, como forma de diminuir o coeficiente de arrasto. Ao mesmo tempo, um difusor no pára-choques traseiro ajudará a melhorar a passagem do vento.

Construído segundo o princípio da redução do peso, motivo pelo qual contará inclusivamente com bancos desportivos cerca de 50% mais leves que os utilizados nos rivais, o Alpine A120 (designação ainda não confirmada para a versão de produção) contará ainda, como motor, com um quatro cilindros 1,8 litros turbo a gasolina – embora outras fontes falem na possibilidade de um 2,0 litros. Seja qual for a escolha, o modelo deverá conseguir oferecer acelerações dos 0 aos 100 km/h em 4,5 segundos.

Quanto à entrega das primeiras unidades, deverá acontecer ainda este ano ou, o mais tardar, no início do próximo.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR