O número de mortos no ataque bombista perpetrado pelo grupo extremista Estado Islâmico (EI) na sexta-feira em Al-Bab, no norte da Síria, subiu para 77, a maioria civil, informou, este sábado, o Observatório Sírio para os Direitos Humanos (OSDH).

“Devido ao grande número de feridos (…) O número de mortos subiu para setenta e sete, entre os quais 41 civis,” declarou à agência de notícias AFP Rami Abdel Rahman, o diretor do OSDH. O número anterior divulgado pelo OSDH foi de 60 mortos no ataque.

O Estado Islâmico, que assumiu a responsabilidade do ataque na sexta-feira, foi expulso de Al-Bab na quinta-feira, a última grande cidade sob o controlo dos extremistas na província de Alepo, numa ofensiva que foi lançada a 10 de dezembro pelo exército turco e combatentes rebeldes sírios aliados.

Horas depois, um suicida alegadamente ligado ao Estado Islâmico lançou o carro armadilhado que conduzia contra um grupo de soldados, fazendo-se explodir de seguida.

Os soldados estavam reunidos para organizar para “organizar uma ação de segurança e por em marcha um plano de reconstrução” da cidade, referiu à agência AFP o comandante das chamadas Brigadas Mutasem, Abu Jaafar.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR