O futebol feminino conheceu nesta tarde de sábado mais um capítulo histórico em termos nacionais, com um novo recorde de assistências: 9.263 pessoas deslocaram-se a Alvalade para assistir ao encontro entre Sporting e Sp. Braga, os dois primeiros classificados do campeonato, e ultrapassaram largamente os 3.415 espectadores que tinham estado no Restelo a apoiar a Seleção Nacional contra a Roménia na primeira mão do playoff de apuramento para o Campeonato da Europa.

O registo ganha um outro impacto se tivermos em linha de conta que, horas mais tarde, a deslocação do Sporting ao Estoril, a contar para a Primeira Liga de futebol masculino, contou apenas com 5.200 espetadores.

Recorde-se que, na presente temporada, a Federação Portuguesa de Futebol investiu ainda mais no desenvolvimento do futebol feminino, tendo alargado o principal escalão e convidado todas as equipas masculinas da 1.ª Divisão para se juntarem ao campeonato. Sporting, Sp. Braga, Belenenses, Estoril e Boavista são, para já, os cinco clubes com equipas masculinas e femininas no principal escalão nacional. Curiosamente, este foi também um ano de grande relevo para a Seleção Nacional, que garantiu pela primeira vez presença na fase final de um Europeu.

Em relação ao encontro em si desta tarde, que contou com a presença de Bruno de Carvalho no banco de suplentes (e ainda teve de ir às bancadas serenar ânimos entre adeptos dos dois conjuntos), o Sporting acabou por vencer por 1-0 com uma grande penalidade ganha por Ana Borges (internacional portuguesa que chegou a meio da época por empréstimo do Chelsea) e convertida por Solange Carvalhas no penúltimo minuto das compensações. Assim, a equipa verde e branca ascendeu à liderança da prova com 50 pontos, mais três do que as bracarenses.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR