Bas Dost parecia estar naquelas noites onde nada corre bem: ele era oportunidades de baliza quase aberta ao lado, ele era passes errados no ataque, ele era duelos perdidos no ar. É Carnaval, ninguém lhe pode levar a mal, mas o holandês parecia mascarado de outro qualquer avançado do Sporting de quem não se pode esperar mais (como André, que já saiu; como Spalvis, que nem chegou a entrar; como Castaignos, que quando entra arrisca muitas vezes sair) até apontar o inevitável golo. Tudo porque ele é meia equipa. Ou quase, vá: é 43% da equipa.

Com o golo apontado de grande penalidade nos minutos finais do encontro (um lance onde o próprio sofreu a falta que originou o castigo máximo), Bas Dost elevou a conta para 18 dos 42 golos apontados pelo Sporting em 23 jornadas da Primeira Liga, registo que neste século só é superado pelo inevitável Super Mário Jardel – fez 42 dos 74 golos leoninos em 2001/02 (57%), no último campeonato que o conjunto de Alvalade conseguiu ganhar.

Daí para cá, e com muitos nomes tentados – e falhados – para render o avançado brasileiro que passara antes pelo FC Porto, só três dianteiros se aproximaram da fasquia dos 40% de golos, sem nunca ultrapassá-la: Liedson, com uma preponderância ofensiva de 38% nas épocas de 2004/05 e de 2008/09; Ricky van Wolfswinkel, que marcou 39% dos tentos dos leões na Primeira Liga de 2012/13; e Slimani, que fez 34% dos golos do Sporting na prova na última época.

Bas Dost, a contratação mais cara de sempre do Sporting (10 milhões de euros fixos, que podem chegar aos 12 com variáveis), até foi notícia durante a semana a propósito de uma alegada proposta de 40 milhões de um clube chinês. Agora, voltou a ser pelo tema mais frequente – os golos que marca. Aos 27 anos, o ex-jogador de Emmen, Heracles, Heerenveen e Wolfsburgo chegou, viu e venceu. Pelo menos no plano individual.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR