É um bocadinho como o cometa Halley: volta e meia lá retorna à nossa vista. É certo que no caso de portistas que conseguem “molhar a sopa” nos primeiros quatro jogos com a azul-e-branca vestida não são necessários 76 looongos anos de espera. Mas também são raros os avistamentos de tal façanha: Ângelo Silva conseguiu-o em 1938, Correia Dias em 1942, Valdir em 1963, Flávio em 1971, Pena em 2000, Radamel Falcao em 2009 e, por fim, Soares conseguiu-o esta noite diante do Boavista. Um golo, o quinto pelo FC Porto de Soares, que valeu o triunfo aos portistas no Bessa.

Sim, está com “a corda” toda Soares. E até superou (nalguns casos só igualou) todos os acima citados. Todos, menos um: Pena. Ainda se recorda dele? Renivaldo Pereira de Jesus chegou às Antas na época 2000/01 vindo do Palmeiras. No Brasil não tinha a fama de ser goleador, mas na Invicta tinha a hercúlea tarefa de fazer esquecer Mário Jardel. E, para surpresa de muitos, conseguiu-o mesmo. Nos primeiros quatro jogos (Paços, Campomaiorense, Marítimo e Feirense), fez o gosto ao pé seis vezes. Toma, Soares, qu’é p’ra aprenderes! Mas Pena não se ficou por aqui: continuou a fazer golos ininterruptamente até à 11ª jornada. Fora um ou outro golito na Taça UEFA, claro. Ao todo, em 11 jogos, Pena conseguiu 14 golos. É obra.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Soares partilha com Pena o instinto goleador, está visto. E o penteado (como chamar-lhe?) “original”. Ambos “à escovinha” dos lados e atrás, o de Soares mais esticadinho com alisador e a reluzir de gel, enquanto o de Pena… bom, o de Pena lembrava a melhor “mise” de Lionel Richie. Mas deixemos as analogias capilares de parte e falemos de bola propriamente dita. Soares bisou logo no clássico contra o Sporting, voltaria aos golos contra o Guimarães e Tondela, um golinho da ordem que repetiria esta noite. O feito de Pena vai distante, é certo, mas Soares (que contra o Boavista até deixou André Silva no banco e assumiu o lugar de ponta-de-lança sozinho) quer muito lá chegar.

Quer tanto, mas tanto, que esta noite até conseguiu chegar às sete faltas, igualando o melhor (ou pior?) registo no campeonato até aqui. Tal não é a ânsia de ter a bola e chegar com ela às redes…

Eis os golos de Soares pelo FC Porto:

FC Porto 2-0 Sporting

Soares | 40' | Reveja aqui o 2º golo do FC Porto! #seguejogo na SPORT TV. Adira já na sua box.

Posted by SPORT TV on Saturday, 4 February 2017

Boavista 0-1 FC Porto

Tiquinho Soares | 07' | Reveja aqui o 1º golo do FC Porto! #seguejogo na SPORT TV. Adira já na sua box.

Posted by SPORT TV on Sunday, 26 February 2017