O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, assiste, este domingo à tarde, à peça “O pai”, no Teatro Aberto, que vai distinguir com as insígnias de Membro Honorário da Ordem de Instrução Pública.

Marcelo Rebelo de Sousa entregará as insígnias àquele teatro de Lisboa depois de, em junho último, ter anunciado a distinção, referindo, de acordo com a instituição, ser necessário “ficar um símbolo em relação ao grupo que ao longo de tantos anos contribuiu de forma tão generosa” para uma educação cívica constante.

A peça, que está em cena até 12 de março, tem texto de Florian Zeller e é uma versão de João Lourenço e Vera San Payo de Lemos que assinam a encenação e dramaturgia, respetivamente.

Com cenário de António Casimiro e João Lourenço e figurino de Dino Alves, “O pai” tem interpretação de Ana Guiomar, João Perry, João Vicente, Patrícia André, Paulo Oom e Sara Cipriano.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Em cena de quarta-feira a sábado, às 21h30, e aos domingos, às 16h00, “O pai” gira em torno de um homem que, sem saber onde está o relógio ou em que casa está, suspeita que o andam a roubar e lhe querem ficar com a casa.

“No labirinto em que a vida se transformou, são muitas as encruzilhadas porque as grandes questões da existência irrompem na normalidade do quotidiano. É preciso encontrar soluções para a perda de autonomia, o desvanecer da identidade e a solidão. E continuar a viver”, pode ler-se na sinopse da peça.

Desde 2013 que o Novo Grupo – Teatro Aberto (NG-TA) tem visto reduzidas as verbas que lhe são atribuídas pela Direção-Geral das Artes (DGArtes) no âmbito dos concursos de apoio à criação teatral.