As barras marítimas de Caminha e Vila Praia de Âncora, no distrito de Viana do Castelo, estão esta segunda-feira encerradas à navegação, segundo informação disponibilizada no portal da Marinha. O site dá ainda conta do condicionamento das barras de Póvoa de Varzim, Vila do Conde e São Martinho do Porto, mas a Polícia Marítima da Figueira da Foz anunciou entretanto que também esta barra está condicionada.

No caso de São Martinho do Porto (concelho de Alcobaça, distrito de Leiria), as limitações de navegação devem-se a assoreamento. De acordo com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera, os distritos de Viana do Castelo, Braga, Porto, Aveiro, Coimbra, Leiria e Lisboa vão estar sob aviso laranja entre as 06h00 e as 21h00 de terça-feira devido à agitação marítima, prevendo-se ondas de noroeste com 05 a 06 metros, podendo atingir os 09 a 10 metros.

O aviso laranja é o segundo mais grave de uma escala de quatro e é emitido devido a uma situação meteorológica de risco moderado e elevado. O IPMA colocou também sob aviso amarelo os distritos de Beja, Setúbal e Faro e o arquipélago da Madeira por causa da agitação marítima, prevendo-se ondas com 04 a 05 metros.

O aviso amarelo, segundo menos grave de uma escala de quatro, refere-se a uma situação de risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica. No domingo, a Marinha e a Autoridade Marítima Nacional alertaram em comunicado para o agravamento do estado do mar a partir de hoje nos Açores e a partir de terça-feira na Madeira e no continente.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR