A Austrália e a Indonésia restabeleceram a cooperação militar, dois meses depois de Jacarta ter suspendido a aliança por considerar “ofensivos” alguns conteúdos que eram lecionados em bases australianas sobre o país. De acordo com a BBC, o primeiro-ministro Malcolm Turnbull e o presidente indonésio Joko Widodo terão ainda acertado a conclusão de um acordo de livre comércio entre os dois países.

A Indonésia tinha suspendido a cooperação militar por ter sido encontrado material de instrução militar que ridicularizava os princípios fundadores do país (conhecidos por Pancasila — que inclui, por exemplo, a obrigatoriedade de venerar um deus), bem como os militares indonésios. A questão parece agora ter ficado resolvida: “O Presidente Widodo e eu concordámos com o restabelecimento total da cooperação na área da Defesa.” No início do mês, o chefe militar indonésio revelou que a Austrália pediu desculpa pelos conteúdos.

De acordo com o presidente indonésio, citado pelo jornal The Australian, Jacarta defende que a Austrália e a Indonésia deveriam ter patrulhas no Mar do Sul da China, caso isso não signifique um aumento de tensões coma. China. Pequim — que reivindica quase toda a região marítima — irritou a Indonésia quando disse que tinha uma disputa marítima com o país, numa zona a que os indonésios chamam de Mar de Natuna.

Austrália e Indonésia vão também avançar para uma cooperação económica mais aprofundada. O presidente indonésio disse, à saída da reunião, estar confiante que o acordo será finalizado ainda este ano e enunciou as “questões-chave” que discutiu com o primeiro-ministro australiano: “A remoção de taxas alfandegárias, de taxas e ausência de taxas para produtos indonésios, como o papel ou o óleo de palma”. Já Turnbull falou em reduções de taxas para o açúcar australiano e para pesticidas e herbicidas indonésios.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR