Não deve ser fácil encontrar por estes dias um café ou restaurante que não tenha free wi-fi. Mas ultimamente têm surgido cada vez mais locais onde a política é a inversa: tudo desligado para promover o diálogo entre os clientes. O café Kibbitznest, em Chicago, abriu as portas com esse propósito: deixar de lado os telemóveis, os computadores e os tablets e incentivar o convívio entre as pessoas, conta a BBC.

Annie Kostiner e Lewis, donos do Kibbitznest, admitem que a ideia surgiu para contrariar a onda da maioria dos cafés que se transformaram em escritórios, por acolherem tanta gente que os encara como um local de trabalho. Rodeado de livros e sofás e com o objetivo de “preservar a qualidade da comunicação humana através da promoção de um equilíbrio entre a comunicação face a face e os meios eletrónicos”, tal como anuncia o site oficial, o espaço não tem sido poupado a elogios pelos clientes. Kostiner admite que, muitas vezes, as pessoas agradecem-lhe por ter criado um café onde podem relaxar e ficar longe do “mundo”. “Estou tão feliz por ter aberto este café”, dizem.

O café Kibbitznest, em Chicago

Apesar de contrariar a tendência e ir contra aquilo que a maior parte das pessoas procura num café, o Kibbitznest demonstra já ter convertido até mesmo aqueles que se deslocaram até lá com o intuito de trabalhar à frente do computador.

Outra zona do café também repleta de livros e sofás

A relembrar os tempos em que os cafés e os restaurantes eram vistos como um espaço de convívio, de interação social e de debate, os cafés free wi-fi não são recentes e já podem ser encontrados noutros locais dos Estados Unidos, em Londres e no Canadá.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR