O Banco de Portugal anunciou, na última segunda-feira, que estava a negociar a venda do Novo Banco em exclusivo com o fundo norte-americano Lone Star. Ainda assim, de acordo com o Jornal de Negócios, a empresa Aethel Partners ainda não desistiu e, na sexta-feira, enviou uma carta de intenções com uma nova proposta para adquirir o ex-BES que pode chegar aos quatro mil milhões de euros.

De acordo com o mesmo diário, com esta proposta, o Fundo de Resolução pode receber até três mil milhões de euros, aos quais se podem juntar mil milhões de euros para um aumento de capital. A Aethel Partners — de Ricardo Santos Silva e Aba Schubert — terá o apoio de investidores institucionais não identificados e propõe ficar no capital do banco pelo menos cinco anos.

Desde janeiro que é conhecido o interesse da britânica Aethel Partners no Novo Banco, mas, na altura, também através do Jornal de Negócios foi tornado público que a empresa só poderia entrar na corrida se se juntasse a um dos dois fundos na corrida (a Lone Star ou a Apollo/Centerbridge).

A Aethel Partners criou há dois meses um sociedade para concorrer ao Novo Banco, separada da Pivot SGPS, onde a empresa é parceira de Miguel Relvas e que foi escolhida para comprar o banco Efisa, um banco que estava no universo do BPN. A compra acabou por não se concretizar porque não teve luz verde pelo BCE.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

O fundo Lone Star foi selecionado pelo Banco de Portugal para negociar em exclusivo a compra do Novo Banco e têm sido divulgadas várias condições que o fundo estará a considerar para concretizar o negócio. Uma delas pode envolver a entrada de investidores portugueses, tendo já enviado uma carta a empresários portugueses para os convidar a investir no Novo Banco, como o Jornal de Negócios também já noticiara.

Lone Star convida empresas portuguesas para investirem no Novo Banco