Palavra a palavra, gesto a gesto, piada a piada. Jimmy Kimmel conduziu a noite dos Óscares e primou pelas piadas pouco evidentes, até mesmo quando o assunto era o elefante na sala: Donald Trump. Se adormeceu a meio da noite ou a responsabilidade de segunda-feira o puxou mais cedo para a cama, o Observador garantiu que não perdia uma oportunidade de rir com o comediante e apresentador norte-americano.

Aqui em baixo vai poder encontrar algumas das melhores piadas de Jimmy Kimmel. Das primeiras investidas, centradas em Justin Timberlake, até aos clássicos “mean tweets”, leia aqui as anedotas que mais gargalhadas arrancaram esta noite.

[o monólogo de abertura:]

“Bem, tive uma ovação de pé. Impressionante. Bem, eu já arruinei os Óscares, eu não sei o que dizer. Bem-vindo a todos. Obrigado, Justin Timberlake! Justin – ele foi fantástico e eu quero dizer em nome dele que realmente espero que os outros membros do NSync estejam a assistir a este desempenho porque eu acho que há uma probabilidade muito boa de eles o deixarem entrar novamente na banda. Muito obrigado, Justin.”

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

“Esta é a primeira vez que estou nos Óscares e, pela forma como o público costuma lidar com os anfitriões, deve ser a última”.

“Esta transmissão está a ser vista ao vivo por milhões de norte-americanos e em todo o mundo em mais de 225 países que agora nos odeiam. Eu acho que isso é uma coisa incrível”.

“Eu queria resolver os problemas pendentes com uma pessoa. Eu conheço o Matt Damon há tanto tempo que na altura em que nos conhecemos era eu o gordo”.

“Eu sei que vai parecer polémico, mas eu queria agradecer ao Presidente Trump. Quer dizer… lembram-se do ano passado quando os Óscares pareciam racistas?”.

“Bonito vestido, é um Ivanka? Esta é a vigésima nomeação de Meryl Streep. São tantas que este ano escrevemos o nome dela nas nomeações e ela nem sequer participou em nenhum filme este ano, foi tudo uma questão de hábito”.

“Como sabem, eu não tenho que dizer a ninguém, o país está dividido agora. Tenho recebido muitos conselhos: ‘É hora de unir as pessoas. Tens que dizer algo muito direto’. Năo posso fazer isso. Há apenas um ‘Braveheart’ na sala, e ele não nos vai unir também. Mel [Gibson], és fantástico. Acho que a Cientologia está a funcionar. Acho mesmo.”

“Agora vamos conhecer os nomeados para atores secundários [supporting actors], que é uma coisa que muitos pais ainda estão a fazer: a suportar atores”.

“Vamos continuar. Mas se está aqui alguém da CNN, o Los Angeles Times, o New York Times… ou qualquer outro membro com o termo “times” no nome, mesmo que seja “Medieval Times” (tempos medievais), tenho de vos pedir que saiam da sala”.

“Dwayne Johnson é o ator mais bem pago da atualidade, o que põe tudo isto em perspetiva, não é?”

“Se desejarem com muita força vão começar a cair doces do chão. Para o ano devíamos entregar prémios assim”.

“Na verdade, por mais dois dólares podem juntar um abacate aos doces que acabámos de vos dar”.

“Foi tão bonito, toda a gente estava a chorar… Viola Davis foi nomeada para um Emmy por causa daquele discurso nos Óscares”.

“Toda a gente tem aqui alguém que o inspirou. No meu caso foi o David Letterman, é graças a ele que eu estou aqui. Se não fosse ele se calhar tinha acabado a faculdade e era médico”.

“Vamos trazer pessoas do público para aqui. Eles vão entrar por aquela porta sem saberem que estão a caminho do palco. Acho que se ficarem muitos quietos, talvez eles pensem que estão no museu de bonecos de cera”.

“Como se chama? Hiullary? A sério? E o seu nome? Patrick? Vê, isto sim é um nome”.

“Já passaram horas desde que esta cerimónia dos Óscares começaram e o Trump ainda não pôs nada no Twitter. Estou a ficar preocupada por ele…”.

“Em nome de todos nós, queríamos apenas lamentar o que aconteceu na Suécia a semana passada”.

Jimmy Kimmel levou para a cerimónia um formato habitual dos seus programas: os “mean tweets”. Ele pôs alguns dos atores mais famosos de Hollywood a lerem algumas das mensagens mais duras dos espectadores no Twitter. O resultado foi este.

“Essa é uma coisa curiosa no Matt Damon. É que ele não tem quase nenhum talento que mereça ser mencionado, mas ele lá vai conseguindo”.

“Pronto, agora que já têm os doces… Larguem o café!”.

“Não sei o que aconteceu. Acho que só acredito em mim mesmo”.