Duas equipas russas de Bandy, um desporto muito idêntico ao hóquei no gelo, decidiram iniciar um ‘chuva’ de golos… mas nas próprias balizas. A explicação: evitar o confronto com as equipas mais difíceis que lhes calhariam em sorte na fase seguinte da competição, caso vencessem estes jogos. A liga responsável pela modalidade na Rússia já avançou com ações disciplinares paras ambas as equipas.

As equipas em causa, Baikal-Energiya e Vodnik disputavam um jogo no âmbito da Super Liga russa de Bandy.

Ao minuto 22 tudo parecia normal, o marcador apontava um empate a zero. De repente, um jogador da equipa do Vodnik marcou três auto-golos de uma assentada. Perante esta situação, a equipa contrária, a Baikal-Energiya, marcou nove golos na própria baliza. O resultado final fixou-se em 11-9 com a vitória do Baikal-Energiya.

O presidente da federação russa de Bandy, Boris Skrynnik, confirmou à agência de notícias Tass que as duas equipas enfrentam “medidas muito duras” em consequência dos seus atos. Segundo o jornal The Guardian, Boris Skrynnik disse ainda que foi a equipa Vodnik que iniciou esta situação, tendo como objetivo “jogar, depois, contra uma equipa mais conveniente”, pois caso a equipa tivesse ganho o jogo teria de enfrentar o atual campeão em título na liga, o Yenisey Krasnoyarsk Bandy Club.

Além disso, o jornal inglês conta que o resultado pouco importava ao Baikal-Energiya, uma vez que já estava apurado para os playoffs. O presidente da federação russa comentou que, uma vez que o resultado já não lhes era relevante, decidiram “divertir-se um pouco”. A diversão vai sair cara a ambas as equipas que agora enfrentam a possibilidade de verem abertas ações disciplinares contra si.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR