Duas adolescentes russas atiraram-se da janela do 14º andar de um prédio na Sibéria, no domingo, e as suspeitas apontam para um suicídio motivado pelo “Grupo da Morte”, um grupo criado nas redes sociais que incita à morte de jovens, de acordo com o jornal russo Novaya Gazeta, citado pelo El Español. O responsável e criador do grupo, Philip Budeikin, foi detido logo após a morte das duas raparigas.

Podemos confirmar que se tratou de um suicídio, mas ainda é muito cedo para determinar as causas, que agora se encontram sob investigação”, revelou fonte do gabinete de comunicação da Administração Interna.

Segundo os serviços de segurança russos, acredita-se que as duas jovens, ambas com 15 anos e a frequentar o 9º ano de escolaridade, faziam parte do “Grupo da Morte” criado na rede social russa VKontakte, semelhante ao Facebook. A Vkontakte já tinha sido alvo de polémica no início deste mês, quando foram descobertos comentários que incentivavam à morte dos jovens, também relacionados com o “Grupo da Morte”, que levaram ao bloqueio de perfis de vários utilizadores.

A imprensa russa admite ainda a hipótese de mais de 20 adolescentes terem já sido vítimas deste grupo. No entanto, ainda não existem dados suficientes que possam confirmar essa informação.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR