Segundo avança a Autocar, a Volvo dedicará especial atenção aos modelos de altas performances assim que esteja completa a renovação da sua gama, com o lançamento do novo XC60 já no Salão de Genebra, e do novo XC40 lá mais para o final do ano. Ao que tudo indica, S90, V90 e, possivelmente, outras propostas da sua oferta, serão em breve sujeitas a um tratamento muito especial por parte da Polestar, a divisão desportiva do construtor nórdico.

À partida, a berlina e a carrinha de topo da Volvo serão os primeiros a conhecer estas novas derivações, mas nunca antes de 2018. A diferença, aqui, será feita pelo recurso à motorização híbrida plug-in T8, o que permitiria distinguir os modelos da marca sueca dos seus rivais da Audi RS, BMW M e Mercedes-AMG. O responsável pela marca no Reino Unido, Jon Wakefield, sem o confirmar, deixou indicações nesse sentido. “A Polestar vai aparecer com algo de muito emocionante e um pouco diferente. Cremos que vai agitar o mercado”, afirmou.

Recorde-se que, na sua configuração actual, o grupo motopropulsor T8, que combina um motor 2.0 turbo com um motor eléctrico, além de garantir a tracção integral permanente AWD, oferece já 407 cv de potência máxima combinada, e um binário superior a 600 Nm, não parecendo especialmente difícil incrementar substancialmente estes valores. Sobretudo se, como se prevê, os técnicos nórdicos se focarem na performance e na capacidade de resposta, o que poderá levar a que estas versões especiais percam a sua capacidade para circular em modo totalmente eléctrico.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR