A capitania do Porto do Funchal prolongou esta terça-feira até às 06h00 de quarta-feira o aviso de agitação marítima forte para o mar da Madeira, recomendando que as embarcações permaneçam nos portos de abrigo.

“Recomenda-se que os proprietários ou armadores das embarcações tomem as devidas precauções para que estas permaneçam nos portos de abrigo”, diz a autoridade marítima regional na informação divulgada que tem por base as previsões do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Entre as várias condições previstas para a orla marítima, a capitania do Funchal aponta que a visibilidade será “boa a moderada” e as ondas poderão atingir os cinco metros na costa norte, diminuindo para os três a quatro metros no final do período do aviso.

Na parte sul da ilha a ondulação é de um a dois metros.

O aviso inicial de forte ondulação para os mares da Madeira emitido pela capitania era para vigorar até às 18h00 desta terça-feira.

Devido à forte ondulação, o IPMA colocou a costa sul e a ilha do Porto Santo sob aviso amarelo, o segundo mais grave de uma escala de quatro.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR