O espanhol Juande Ramos, que até dezembro do ano passado orientou o Málaga, é a escolha de Pedro Madeira Rodrigues para treinador do Sporting na próxima época, caso venha a vencer as eleições deste sábado, 4 de março.

Pedro Madeira Rodrigues descreve Juande Ramos como um treinador “ganhador”, que tem “experiência internacional” e o “hábito de apostar em jovens”. Além disso, sublinha que o técnico espanhol tem “perfil de pai”, que Pedro Madeira Rodrigues diz ser necessário no balneário leonino. “O balneário do Sporting tem passado por questões muito complicadas, e eles precisam de um pai”, disse. “Precisam de um pai que lhes dê força, confiança, segurança, para que o Sporting possa voltar a ganhar.”

“Desde o início, foi um treinador que apostou nos jovens, ao contrário do nosso atual treinador ele diz que apostar nos jovens é sempre um passo em frente”, acrescentou Pedro Madeira Rodrigues, comparando Juande Ramos com Jorge Jesus.

Primeiro Bölöni, depois Ramos. E a demissão de Jesus?

O anúncio foi feito esta tarde de terça-feira numa conferência de imprensa convocada pelo candidato da Lista A e adversário do atual presidente do Sporting, Bruno de Carvalho. O plano de Pedro Madeira Rodrigues inclui a demissão imediata do atual treinador leonino, Jorge Jesus, que seria substituído até ao final desta época por László Bölöni. Em 2017-18, o romeno que levou o Sporting à vitória do campeonato de 2001-02 passaria a desempenhar as funções de coordenador desportivo e seria então substituído por Juande Ramos.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Sobre a saída de Jorge Jesus, que tem contrato até 2019 e uma cláusula de rescisão em torno de 20 milhões de euros, Pedro Madeira Rodrigues tornou a afirmar a sua confiança de que, caso a sua candidatura saia vencedora das eleições de 4 de março, o atual treinador do Sporting pedirá a demissão. “Eu confio que ele vai fazer aquilo que é certo, se não o fizer, nós teremos os nossos trunfos”, acrescentou, sem querer especificar ao certo quais são.

“Perguntem a Jorge Jesus se vai exigir os 20 milhões ou se vai sair pelo seu pé, como ele disse, ao tomar partido por uma candidatura”, disse aos jornalistas.

Juande Ramos teve os seus melhores anos no Sevilla

Juande Ramos, de 62 anos, tem no seu currículo de treinador equipas como o Barcelona B (1996-97), Sevilla (2005-07), Tottenham (2007-08) ou Real Madrid (2008-09). A maior parte dos seus troféus foram conquistados no Sevilla, que ajudou a vencer duas Taças UEFA (2005-06 e 2006-07), uma Taça do Rei (2006-07) e uma Supertaça (2007). Ao comando do Tottenham, venceu a Taça da Liga inglesa (2007-08).

A nível individual, foi distinguido com o prémio de melhor treinador do ano em 2005-06, quando orientava o Sevilla.

O seu posto mais recente foi no Málaga, onde esteve até dezembro de 2016, depois de ter assumido o comando técnico da equipa andaluz no início da presente temporada. A saída, que foi fechada por mútuo acordo, ficou a dever-se pelos maus resultados do Málaga, que ao em 13º, ficou longe dos lugares de acesso às competições europeias. Além disso, o Málaga de Juande Ramos foi eliminado na Taça do Rei.

Este é o segundo anúncio de Pedro Madeira Rodrigues para a estrutura do futebol do Sporting, depois de ter revelado que o antigo treinador do Sporting László Bölöni é a sua escolha para coordenador desportivo do clube.

Boloni escolhido por Pedro Madeira Rodrigues para coordenador desportivo do Sporting