Micas, ou Maria da Conceição Rita, tornou-se famosa quando apareceu, em 1938, no jornal O Século, sentada numa cadeira, com um caderno pousado no colo, ao lado de António de Oliveira Salazar que a observava. Aos 87 anos faleceu, segundo avançou, no Facebook, o jornalista Joaquim Vieira que, em 1988, tinha entrevistado Micas.

A Micas, Maria da Conceição Rita, pupila de Salazar, minha improvável mas verdadeira amiga, acaba de falecer, aos quase 88 anos de idade. Vivi com ela uma saborosa aventura escrita. R.I.P.

Posted by Joaquim Vieira on Monday, February 27, 2017

Aos 78 anos, Micas tinha decidido escrever um livro de memórias como um género de testemunho aos netos. O livro Os meus 35 anos com Salazar (Esfera dos Livros) retrata as memórias de Maria Rita enquanto viveu com o ditador.

Entre os seis e os 28 anos, Micas viveu com António de Oliveira Salazar, que a havia apadrinhado e de quem Maria guardava apenas boas memórias. Casou-se em 1957, com Manuel Rita e, um ano depois, nasceu o seu primeiro filho, António, de quem Salazar era padrinho. Teve ainda outra filha que já era nascida quando se iniciou a guerra colonial.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR