O ministro do Planeamento e das Infraestruturas, Pedro Marques, disse esta quarta-feira que a ANA vai analisar se a operação de carga vai ficar concentrada no aeroporto Humberto Delgado, em Lisboa, ou será partilhada com a infraestrutura complementar do Montijo.

“A ANA [Aeroportos de Portugal], no contexto da apresentação da proposta relativa ao aeroporto complementar [Montijo], deve propor uma alteração ao plano estratégico, onde há de incluir também esta dimensão [operação de carga]”, disse Pedro Marques, na comissão parlamentar de inquérito de Economia, Inovação e Obras Públicas, onde está a ser ouvido.

Pedro Marques considera que esta “é a fase certa para afinar, ajustar se essa operação de carga aérea deve ser partilhada entre o aeroporto principal e o complementar ou se deve ficar concentrada no aeroporto principal”.

Ainda assim, garantiu que essa operação “não há de sair completamente do aeroporto principal”, pelo contrário.

“É bem possível, bem provável, que uma boa parte da operação de carga aérea permaneça no aeroporto Humberto Delgado”, disse o ministro, acrescentando que o transporte de carga não tem tido um crescimento comparável ao do de passageiros, mas destacando a sua importante dimensão na atividade aeroportuária.

Durante toda a audição, Pedro Marques fez questão de sublinhar o esforço de consenso em torno da solução encontrada.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR