O projeto multimédia Earth 2050, lançado esta quarta-feira, foi desenvolvido pela Kaspersky Lab, empresa global de segurança cibernética, com o objetivo de saber como será o futuro em 2050. As previsões sociais e tecnológicas foram analisadas e estudadas por vários especialistas para permitir que nos possamos preparar melhor para o que aí vem.

Com a tecnologia a ganhar um papel mais importante na vida das pessoas a cada dia que passa, é de esperar que o mundo evolua cada vez mais depressa e que a tecnologia seja responsável por controlar grande parte das funções ao nosso redor. Para celebrar os 20 anos no mercado, a Kaspersky Lab lançou o projeto multimédia interativo Earth 2050, onde o utilizador pode encontrar previsões sobre desenvolvimentos sociais e tecnológicos para os anos 2030, 2040 e 2050, períodos abrangidos pelo projeto.

A Kaspersky pretende saber como será o futuro não muito distante e, para tal, associou-se a futurologistas como Ian Pearson. A empresa acrescentou ainda as visões do futuro de investigadores próprios e pediu a artistas e cientistas que desenvolvessem uma visão realista do que aí poderá vir no futuro. A juntar a estas análises, a Kaspersky aceita o contributo dos utilizadores: podem estudar as mais de 200 previsões disponibilizadas no site e enviarem as visões que têm para que possam ser analisadas e incluídas no Earth 2050.

Andrey Lavrentyev, Diretor do Departamento de Investigação Tecnológica da Kaspersky Lab, afirma em comunicado que “todas as previsões disponíveis no site Earth 2050 podem tornar-se realidade em apenas algumas décadas”. Com 20 anos de luta contra os ataques cibernéticos, Lavrentyev acredita que os especialistas da empresa “são, portanto, capazes de partilhar os seus conhecimentos e experiência e – em muitos casos – encorajar os utilizadores a ter um olhar mais aprofundado sobre a segurança das tecnologias futuras”.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

No projeto é possível interagir com imagens em 360 graus de algumas cidades e é possível observar que a visão futurista inclui carros autónomos, infraestruturas inteligentes e capacidades de comunicação instantânea entre diversas pessoas em simultâneo. Mas, Andrey Lavrentyev acrescenta que “embora as invenções possam ser espetaculares, também têm a capacidade de nos levar a cometer erros. Cada uma delas apresenta um novo mundo de oportunidades para os cibercriminosos explorarem.”

Atualmente o Earth 2050 contém previsões para 80 cidades de todo o mundo que podem ser selecionadas pelo utilizador para que possam aceder às previsões esperadas para cada uma delas. Dentro do projeto estão também incluídos 12 panoramas preparados para serem vistos em realidade virtual (VR) como, por exemplo, a cidade de Barcelona e Xangai.

O portal permite a discussão das previsões disponibilizadas e, frequentemente, o site será atualizado com novos conteúdos de especialistas nas diversas áreas abordadas.

Veja, em fotogaleria, alguns exemplos do que é possível observar na plataforma.