Diz a sabedoria popular que o cão é o melhor amigo do homem. E dizem os estudos não só que quem tem um cão tende a considerá-lo como parte da família, mas também que estaria disposto a comprar um automóvel em função de este poder oferecer mais funcionalidades criadas a pensar nos seus amigos de quatro patas. Pelo menos foi a essa conclusão que chegou o inquérito levado a cabo pelo The Kennel Club, a maior e mais conhecida organização do Reino Unido destinada à promoção da saúde e do bem-estar dos cães, junto de 1.300 inquiridos – como é óbvio, todos proprietários de cães.

Com estes dados em mente, a Nissan decidiu criar um protótipo muito peculiar do X-Trail, capaz de tornar bem mais aprazíveis as aventuras em família alargada. Anunciado como o crossover mais amigo dos cães, destaca-se pela bagageira totalmente transformada, revestida a pele de fácil lavagem, e onde foi criado um espaço destinado a albergar até dois animais, e dotado de uma série de mimos capazes de aumentar o agrado em viagem, tanto para os cães como para os seus donos.

Entre as inovações instaladas na mala com 445 litros de capacidade, primeira referência para o conjunto de elementos cuja função é manter os caninos limpos e confortáveis após um passeio pelo campo, especialmente quando o piso está enlameado. Para isso existe um chuveiro retráctil que permite lavá-los, a seguir basta trocar o dito por um secador, cujo jacto de ar garante uma primeira secagem do pêlo.

Próximo passo: puxar as rampas amovíveis para que os cães possam subir para a bagageira sem que os seus donos tenham que lhes pegar, assim evitando ficarem sujos de lama. Resta, então, acionar o sistema de secagem integrado, que fornece ar quente à bagageira para que o pêlo acabe de secar com todo o conforto para os nossos amigos.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Mas as mordomias não se ficam por aqui. Além de uma confortável e luxuosa cama, aos cães é oferecida uma tigela de água anti-derramamento e um dispensador inteligente daquelas iguarias de que estes tanto gostam. Para garantir a segurança no trânsito, lá está um arnês fixável à estrutura do veículo através de um gancho.

E como isto de andar de automóvel é coisa, iminentemente, humana, para que os cães não sintam a falta dos seus donos, nem mesmo durante a condução, o X-Trail 4Dogs conta mais um engenhoso dispositivo, desta feita integrado no seu sistema de infoentretenimento com ecrã de 7”: composto por um ecrã LCD de 10” instalado na bagageira, e por um conjunto de câmaras, permite que uns e outros de possam ver mutuamente em andamento. Sendo mesmo possível ao dono falar com o seu cão, nomeadamente para acalmá-lo, através de uma ligação áudio ao sistema de som do veículo.

Para incrementar a funcionalidade deste autêntico paraíso canino sobre quatro rodas, os acessórios do duche e do secador ficam acondicionados em duas gavetas propositadamente instaladas para o efeito no piso da mala. Nas laterais também existem compartimentos para acondicionar objectos como coleiras, sacos de lixo ou brinquedos caninos. Sendo a separação entre a bagageira e o habitáculo garantida por uma rede de protecção específica.

E não se pense que, com isto, ficou de alguma forma condicionada a versatilidade do X-Trail. A cama, a tigela de água e dispensador de comida são facilmente removíveis, para permitir aceder à roda suplente, ou para que a capacidade da mala seja de molde a servir uma utilização familiar… quando os membros da família de quatro patas não seguem a bordo. O principal senão deste X-Trail 4Dogs será mesmo o facto de não passar de um estudo, logo, de um exemplar único, com o qual apenas é possível sonhar!

[jwplatform BgQ0YjVE]