Ainda não existem fotografias oficiais do modelo, a não ser duas que permitem antever como serão os seus grupos ópticos – os dianteiros nitidamente na linha do introduzido pelos membros da série 90, onde pontifica a célebre assinatura visual evocativa do “martelo de Thor”, e os traseiros a fazer recordar de algum modo o XC90. Mas a Volvo achou por bem anunciar que a nova geração do XC60, a apresentar no início da próxima semana, no Salão de Genebra, irá estrear três sistemas avançados de assistência ao condutor. Naturalmente destinados a tornar mais fácil a sua tarefa, bem como reduzir o risco de potenciais acidentes, têm por missão assumir total ou parcialmente a direcção do veículo, tornando-o num dos mais seguros automóveis disponíveis no mercado.

A primeira novidade reside na actualização do conhecido sistema City Safety, de travagem automática em cidade (capaz de reconhecer veículos, animais de grande porte e peões), que agora passa a actuar também sobre a direcção quando a gestão do sistema conclui que a acção sobre os travões não é suficiente para evitar uma potencial colisão. Quando tal acontece, o veículo age sobre a direcção para evitar um obstáculo que se lhe depare, desde que este circule entre os 50 km/h e os 100 km/h.

Adicionalmente, é disponibilizado um novo sistema, denominado Oncoming Lane Mitigation (OLM), cuja função é auxiliar o condutor a evitar colisões com veículos que circulem em sentido contrário. Na prática, sempre que o XC60 se desvia da sua faixa de rodagem, entrando em rota de colisão com um veículo que circule em sentido oposto, o OLM, activo entre os 60 km/h e os 140 km/h, actua sobre a direcção, fazendo-o regressar à sua faixa de rodagem e, assim, desviando-o do caminho de qualquer veículo que lhe possa surgir de frente.

Por fim, o opcional sistema de monitorização de veículos no ângulo morto (Blind Spot Information System, BLIS), destinado a alertar o condutor da presença de veículos não visíveis nos retrovisores, também foi melhorado, passando a dispor de uma funcionalidade extra de assistência da direcção. Aqui, quando um veículo é detectado num ângulo morto e o XC60 se dirige ao seu encontro, o BLIS actua sobre o volante de forma a fazê-lo regressar à sua faixa de rodagem, evitando assim uma potencial colisão.

Claro que do lote de atributos de segurança do novo SUV da Volvo fazem ainda parte os introduzidos pelos membros da série 90 da marca sueca (XC90, S90 e V90), como sejam a detecção de animais de grande porte, e o Run-off Road Mitigation (destinado a reduzir as consequências de uma eventual saída de estrada). Em opção, será proposto o sistema de condução semi-autónoma Pilot Assist.

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