O Parlamento Europeu confirmou esta quinta-feira em sessão plenária o levantamento da imunidade de Marine Le Pen, por ter partilhado imagens violantas no Twitter. A líder da Frente Nacional, e candidata à presidência de França pelo partido de extrema-direita, tinha direito a imunidade judicial devido ao seu cargo enquanto eurodeputada.

Em causa está a partilha de imagens da decapitação do jornalista norte-americano James Foley no Twitter, em dezembro de 2015. Na altura, a atitude de Le Pen chocou a família do jornalista, que foi assassinado pelo Estado Islâmico em Raqqa, em agosto de 2014. Le Pen publicou três fotografias de assassinatos perpetrados pelo Estado Islâmico acompanhadas pela legenda “O Daesh é isto”, com o objetivo de se distanciar do grupo extremista.

Le Pen partilha imagens de decapitação de James Foley. Pais exigem que sejam retiradas

Sem a imunidade que lhe é garantida pelo Parlamento Europeu, Marine Le Pen poderá ser acusada pela justiça francesa do crime de “publicação de imagens violentas” e enfrentar uma pena de até três anos de prisão e uma multa de até 75 mil euros, explica a agência Reuters. O levantamento da imunidade foi aprovado na terça-feira pela comissão de assuntos legais do Parlamento Europeu, e aprovado esta quinta-feira em plenário, por uma larga maioria.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR