Conhecida marca italiana de pequenos desportivos, a Abarth acaba de anunciar a sua presença no próximo Salão Automóvel de Genebra com várias novidades, entre as quais, um novo pequeno/grande “escorpião” – uma derivação do conhecido 595, promissoramente denominada Pista.

Disponível tanto na variante hatchback como descapotável, neste caso com tejadilho em lona electricamente operável, o novo Abarth 595 Pista enverga o já conhecido 1.4 Turbo a debitar 160 cv e 230 Nm de binário, acoplado de série a uma tradicional (e muito apreciada pelos puristas) caixa manual de cinco velocidades. Contudo, a marca tem igualmente previsto disponibilizar, como opcional, uma caixa sequencial com patilhas no volante.

Ainda em termos técnicos, importa salientar algumas alterações no pequeno desportivo derivado do Fiat 500, como é o caso da suspensão traseira fornecida pela Koni, ou de um novo sistema de escape com quatro ponteiras. A que há ainda que somar – ou não se tratasse de uma versão denominada Pista – o sistema de telemetria Abarth, no qual o piloto de ocasião poderá descarregar algumas das mais famosas pistas espalhadas por todo o mundo, visionando-as depois no ecrã de 7″ do sistema de infoentretenimento Uconnect.

Seja qual for o circuito escolhido, a Abarth garante que o 595 Pista será capaz de acelerar dos 0 aos 100 km/h em 7,3 segundos, atingindo a velocidade máxima prevista aos 216 km/h. Sendo que, no momento de imobilizar o pequeno desportivo, o “piloto” pode contar com a ajuda de travões de discos à frente e atrás, todos eles perfurados e ventilados, com medidas de 284×22 no eixo dianteiro e 240×11 no traseiro. As jantes, em liga leve “Formula” de 17”, são revestidas a borrachas de medida 205/45.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Com o intuito de se destacar das restantes versões, o 595 Pista apresenta aplicações de cor diferente nos pára-choques, emblemas “595 Pista” em titânio perto da pega das portas, e maxilas dos discos de travão que tanto podem ser em preto, como em vermelho, ou em amarelo.

Para os aspirantes a piloto que estejam na disposição de pagar um pouco mais, a Abarth disponibiliza ainda extras como os faróis dianteiros em xénon, vidros laterais traseiros escurecidos e um tecto em vidro com cortina de accionamento eléctrico. Isto, apenas para o hatchback, naturalmente!

Embora ainda sem preços anunciados, é já certo que o novo Abarth 595 Pista terá apresentação mundial no próximo Salão Automóvel de Genebra, cujas portas abrem já na próxima terça-feira, dia 7 de Março. E onde será possível admirar igualmente a edição limitada Abarth 695 XSR Yamaha Limited Edition, anunciada em Novembro último, embora então ainda como concept.