Morreu esta sexta-feira uma lenda do futebol francês: Raymond Kopa. O antigo jogador, considerado um dos melhores da história da modalidade, tinha 85 anos. Estava internado no hospital desde domingo.

A France Football chama-lhe a “primeira lenda do futebol francês” e, olhando para seu legado no futebol, esse ‘título’ pertence a Kopa por direito. Nasceu no seio de uma família polaca, mas foi por França que conquistou o estrelato no futebol, quando começou a dar nas vistas na seleção ‘gaulesa’ e no Stade de Reims. Aqui conquistou dois campeonatos (1953 e 1955) e ainda uma Taça Latina. Em 1956 jogou a final da Taça dos Clubes Campeões Europeus, que perdeu para aquela que viria a ser a sua equipa no ano seguinte: o Real Madrid.

Raymond Kopa chegou a Madrid, em 1959, talvez por influência da sua prestação na final da taça. Defendeu, em campo, as cores do Real Madrid, por três temporadas, e aí viveu grandes momentos de glória, históricos tanto para a sua carreira como para o clube. Em três temporadas ajudou o Real a conquistar três Taças dos Clubes Campeões Europeus sucessivas. Foi também bicampeão de Espanha (1957 e 1958), ao lado de nomes como Di Stéfano, Gento, Puskas e Rial, outras lendas do clube. Em 1959 voltou a França para terminar a carreira onde começou: no Stade de Reims.

No passado mês de agosto teve uma homenagem à altura do seu legado, em pleno estádio Santiago Bernabéu, quando deu o pontapé de saída num jogo entre as suas duas equipas: o Real Madrid e o Stade de Reims. Disputou-se nessa partida o troféu Santiago Bernabéu. Além de todos estes elementos que glorificam a sua carreira, Raymond Kopa é um dos quatro franceses com nome gravado na história da Bola de Ouro – o prémio máximo ao nível individual no futebol. Ao lado do seu nome juntam-se Michel Platini, Jean-Pierre Papin e Zinedine Zidane.

Raymond Kopa, morreu esta sexta-feira em Angers, oeste de França, à primeira hora do dia, de acordo com um comunicado enviado pela família e sitiado por jornais locais. Tinha 85 anos. O Observador selecionou algumas imagens que perpetuam grandes momentos da vida do que é considerado a maior lenda do futebol francês. Espreite a fotogaleria.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR