O primeiro-ministro turco, Binali Yildirim, e a chanceler alemã, Angela Merkel, tiveram hoje uma conversa “produtiva” por telefone, informaram ‘media’ turcos, num contexto de tensões entre os dois países após a anulação de comícios pró-Erdogan na Alemanha.

“Tivemos uma conversa boa e produtiva”, declarou Yildirim, citado pela televisão CNN Turk, adiantando que os ministros dos Negócios Estrangeiros dos dois países se “vão encontrar na próxima semana” para discutir a questão.

As relações entre Ancara e Berlim vivem um momento de tensão na sequência do cancelamento de três comícios na Alemanha a propósito do referendo constitucional turco sobre o alargamento dos poderes do presidente Recep Taiyyp Erdogan, marcado para 16 de abril.

Antes do telefonema com Merkel, e falando num comício na província turca de Kirsehir (centro), onde se encontra em campanha pelo “sim” no referendo, Yildirim acusou a Alemanha de autorizar os opositores da reforma constitucional a fazerem campanha, mas de o proibir “aos que amam o seu país”.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

“Convido os dirigentes alemães a reverem a sua atitude sobre este assunto, que é incompatível com boas relações entre os dois países”, afirmou o chefe do Governo turco, que considerou que a decisão é “infeliz” e vai “contra a democracia e as liberdades”.

Merkel já tinha respondido a críticas do chefe da diplomacia turca no mesmo sentido, recusando acusações de interferência e assegurando que as decisões são “tomadas pelos municípios”.

“Por princípio”, a Alemanha “aplica a liberdade de expressão”, declarou a chanceler alemã na sexta-feira.

Erdogan é acusado pelos seus detratores de deriva autoritária, designadamente depois do golpe de Estado falhado de julho do ano passado, a que se seguiu a detenção de mais de 43 mil pessoas, entre as quais jornalistas críticos.