Histórico de atualizações
  • E é tudo de Santa Maria da Feira e do Feirense-Benfica. Antes de me despedir, deixo-lhe o que ler: a crónica do jogo. Até mais!

    Muito Pizzi (e mais Ederson ainda)

  • DECLARAÇÕES. Nuno Manta (treinador do Feirense)

    “Estou muito orgulhoso do trabalho da equipa. Jogar contra o campeão nacional, contra o Benfica, não é fácil. A equipa bateu-se bem, apesar de o golo do Benfica ter aparecido no final da primeira parte, num ressalto. Acabámos a primeira parte a perder 1-0, na segunda parte tentámos modificar, aumentar a pressão, conseguimos fazê-lo, acho que foi um jogo extremamente equilibrado, emotivo, com várias situações para cada uma das equipas. Acabou por ganhar a equipa que fez o golo, que foi o Benfica. Quando está em vantagem, o Benfica fecha bem os caminhos da sua baliza — e foi o que se passou aqui. Nós tentámos pela esquerda, pela direita, pelo meio, em futebol direto, em futebol apoiado. Tentámos atacar, eles podiam ter feito o 2-0, nós podíamos ter feito o 1-1, e assim foi o jogo.”

  • DECLARAÇÕES. Rui Vitória (treinador do Benfica)

    “Foi um jogo muito bem disputado. É evidente que o jogo se tornou mais complicado porque fizemos o 1-0 e não matamos o jogo — que esteve sempre em aberto. Um jogo que merecia mais golos. Mas uma palavra de apreço ao Feirense: bateu-se bem, dificultou-nos a vida, sempre com critério no ataque. Foi um jogo disputado, mas a vitória foi justa. Pressão? Não estamos preocupados com os outros. Estamos focados em nós, cada jogo é uma final para vencer. A pressão no Benfica é usual e tem de existir sempre.”

  • FIM DO JOGO. Benfica vence (0-1) em Santa Maria da Feira e regressa ao primeiro lugar

    O golo de Pizzi, em cima do intervalo, colocou o Benfica na frente. As defesas de Ederson seguraram-no à vantagem. Contas feiras, não goleou como o FC Porto, não jogou (nem de perto nem de longe) como os portistas nesta jornada, mas o Benfica está de volta ao primeiro lugar — que perdeu durante poucas horas. Agora, venha o Dortmund. De preferência com o Ederson desta noite em Santa Maria da Feira. De preferência a jogar com mais intensidade (e mais certeza no derradeiro passe) do que nesta noite.

  • A esta hora Ederson ainda não saberá como defendeu. Mas defendeu. Canto de Tiago Silva à direita, a bola cai na pequena área, Karamanos antecipa-se a Lindelof e desvia de primeira. A bola segue na direção da baliza, não entrando miraculosamente — e leia-se por “miraculosamente” o pé esquerdo de Ederson, que involuntariamente trava a bola. Depois, e quando percebe o que fez e evitou, vendo a bola ali à mercê de uma qualquer recarga, Ederson foi mais rápido do que Karamanos a chegar à bola e segurou-se. O grego foi cumprientá-lo a seguir com um pancada na nunca.

  • À direita, e ainda distante da área, Salvio cruza para o segundo poste, Mitroglou surge a cabecear nas costas de Flávio Ramos, mas o desvio sai um palmo ao lado do poste esquerdo de Vaná.

  • Atacava o Feirense, o Benfica estava encostado à grande área, mas Pizzi recuperou a bola em esforço, esta sobrou para Mitroglou que, ainda antes do meio-campo, desmarcou Salvio na direita. Vaná saiu da baliza e chegou primeiro à bola. Mas, disparate dos disparates, tentou fintar Salvio, perderia a bola, o argentino entrou na área e cruzou recuado… para Mitroglou. Baliza à mercê, guarda-redes fora dela, Mitro encheu o pé direito e aqui vai disto! Mas acertou em cheio nas costas de Barge, que corajosamente se atirou (literalmente) para a frente da bola.

  • Tiago Silva e Pizzi disputam a bola, esta sobra para Karamanos, que desmarcou prontamente Etebo nas costas da defesa benfiquista. Rematar, Etebo até rematou. Não se lhe poderia pedir mais do que o que fez. O azar do nigeriano é que Ederson é… Ederson, saiu rapidamente da baliza, fez a “mancha” e defedeu para canto. Uma defesa que vale (quase) tanto quanto um golo.

  • E volta a rrrolar a bola!

    Sai desta vez o Feirense com a bola…

  • INTERVALO. Benfica vai vencendo (0-1) Feirense

    O Benfica não fez talvez o suficiente para estar em vantagem — há demasiado atabalhoamento na hora de decidir o último passe e chutar –, o Feirense até teve oportunidades para chegar primeiro ao golo, mas Pizzi (depois de assistido por Carrillo) resolveu “abrir o livro” e colocar o Benfica a vencer perto do intervalo. Valeu por isso.

  • GOOOLO! 1-0 para o Benfica (Pizzi, 42')

    Muita atrapalhação à entrada da área — nem o Benfica chuta nem o Feirense corta –, Zivkovic ganha a bola a Cris, ganha uma segunda vez a bola a Tiago Silva, entrega a bola a Carrillo, que isola em seguida Pizzi dentro da área. O português dribla Vítor Bruno, fica a cara a cara com Vaná e desvia a bola do guarda-redes do Feirense.

  • Não está fácil para o Victor…

  • Quaaaaase! Peter Etebo e Barge tabelaram na direita, Eliseu e Carrillo ficaram ambos de candeias às avessas, o nigeriano desmarcaria Barge dentro da área, pela direita, o lateral cruzou para o primeiro poste, Luisão fez-se ao relvado e cortou, mas cortou atabalhoadamente e para trás, a bola sobrou “redondinha” para Luís Machado que, com a baliza à mercê, só com Ederson por diante, desviaria por cima da barra. Depois, foi vê-lo, Machado, de mãos na cabeça e olhos no relvado, envergonhado. Não vai certamente ter muitas chances como esta…

  • Pizzi faz um lançamento veloz à esquerda, tabela com Zivkovic, recebe a bola de volta a cruza-a para a área, Mitroglou escapa-se a Luís Rocha e “penteia” a bola com a nuca, desviando-a para o poste mais distante. Vaná teve que se esticar todo (e como ele é matulão!) para lá chegar e desviar a bola. Segurou-a à segunda.

  • Canto para o Feirense, Ederson livra-se da bola a punhos e… contra-ataque para o Benfica. Cinco benfiquistas a atacar, dois do Feirense na defensiva. Salvio foi o último a ter a bola, entrou na área com ela, estava descaído sobre a esquerda, tinha Mitroglou e Carrillo isolados à direita — e a berrarem-lhe, esbracejando também, pedindo um passe em que só tivessem de encostar para o golo –, mas o argentino assumiu mesmo a jogada sozinho e rematou. Saiu-lhe enrolado e frouxo, encaixando o guarda-redes Vaná com facilidade.

  • Não se pode dizer que o Benfica esteja em apuros, mas a verdade é que o jogo (apesar de molengão e sem remates dos encarnados) está repartido.

  • O primeiro remate à baliza é para os que vestem de azul, o Feirense. E logo nos primeiros segundos. A defesa do Benfica atrapalhou-se, o grego Tasos Karamanos recuperou a bola, viu-se de frente para a baliza, à entrada da área, e chutou logo dali. O remate resvalou em Luisão e quase traia Ederson, passando um palmo ao lado do canto superior direito da baliza do Benfica. Ufffff!

  • E rrrrrola a bola em Santa Maria da Feira!

    Estava difícil de ver a bola rrrrrolar. Os adeptos da claque do Benfica atrás da baliza do Feirense teimavam em atirar tochas para dentro do relvado. Tudo resolvido, Andrija Zivkovic toca para trás, para Samaris. Sai o Benfica a jogar…

  • Por fim, quem joga no Benfica

  • Primeiro, os da casa: eis o XI do Feirense

    Vaná; Barge, Flávio Ramos, Luís Rocha e Vítor Bruno; Tiago Silva, Cris e Babanco; Luís Machado, Karamanos e Etebo.

1 de 2