CLA, Classe C, Classe E, GLA e GLC. São estas as gamas da Mercedes em que se incluem as unidades afectadas por um limitador de corrente defeituoso, que vai obrigar a marca da estrela a chamar à oficina um milhão de veículos, produzidos entre 2015 e 2017, para corrigir o problema.

Tudo devido a um potencial risco de incêndio, que pode ocorrer caso o motor se recuse a entrar em funcionamento, e o condutor insista em tentar pô-lo a trabalhar. Isto porque o accionamento repetido do motor de arranque pode levar o respectivo limitador de corrente a sobreaquecer, acabando por derreter os componentes que lhe estejam próximos.

Ao que se sabe, foram já reportados 51 casos de incêndios causados por esta falha (cerca de 30 dos quais nos EUA, onde serão recolhidos 307.629 veículos), sem vítimas ou consequências físicas para os envolvidos. É igualmente conhecido o valor de veículos a recolher no Reino Unido (cerca de 75.000), ficando por saber quantos modelos defeituosos se encontram no resto do espaço europeu e, mais concretamente, em Portugal.

Para resolver o problema, os automóveis afectados receberão um fusível adicional. A medida está já em marcha no caso dos veículos em produção, em stock ou colocados em concessionários, garantindo a Mercedes que nenhum deles será vendido antes de receber o novo fusível.

Quanto aos que se encontram em circulação, sabe-se que a intervenção será, naturalmente, gratuita, mas nada ainda foi adiantado quanto à chamada dos mesmos à oficina, o que nos levará a regressar ao tema mal seja divulgado o plano de contactos dos respectivos proprietários por parte da Mercedes.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR