Logo Observador
Exercício Físico

Está em forma para a sua idade? Veja aqui

2.304

Quer tenha 20, 30 , 40 ou 70 anos, existem três exercícios que determinam se está em boa forma ou se precisa de melhorar a sua condição física. Quem o diz é um estudo britânico sobre atividade física.

Na faixa etária dos 20, a atividade física, quando conjugada com uma dieta equilibrada e sono de qualidade, pode ter enormes benefícios no futuro.

Getty Images/iStock

Com o objetivo de alertar para a prática regular de exercício físico, a cadeia de ginásios Virgin Active (representada pelo especialista em fitness Tim Wright) desenvolveu uma lista de exercícios simples que deve ser capaz de realizar de acordo com a sua idade. Como? Através de uma investigação, responsabilidade da agência Mortar London, realizada a dois mil praticantes de exercício físico no Reino Unido por um inquérito online. A amostra de adultos, entrevistados entre 21 e 23 de janeiro de 2017, terá sido selecionada aleatoriamente para representar a população britânica por idade, sexo e região e, posteriormente, chegar a três exercícios recomendados para cada faixa etária.

Se aos 40 anos, por exemplo, é importante não depender dos transportes públicos ou do carro para andar mais e estimular o seu sistema músculo-esquelético (composto pelas articulações, músculos e ossos), entre os 50 e 70 anos perderá grande parte da força muscular se não praticar exercício. Já aos 30, tente não passar longos períodos de tempo sentado para contrariar os efeitos do envelhecimento. “Caminhe na hora do almoço ou invista numa mesa para trabalhar em pé“, recomenda o Virgin Active em comunicado.

Fazer exercício físico regularmente tem múltiplos benefícios para a saúde em qualquer idade mas torna-se cada vez mais importante à medida que envelhecemos. O exercício não só ajudará a mantê-lo em forma, é também um passo importante para combater os efeitos do envelhecimento e para melhorar a sua saúde mental e física”, diz Tim Wright, especialista em fitness.

Segundo o especialista, há exercícios que determinam se está em boa condição física ou se precisa de trabalhar para melhorar as suas habilidades e níveis de aptidão. Consoante a faixa etária, experimente sugestões que prometem testar a componente cardiovascular, a força e a mobilidade do seu corpo. No entanto, uma pessoa só deve ser capaz de realizar todos os três exercícios recomendados no seu grupo etário se cumprir pré-requisitos como boa saúde, ausência de lesões e uma considerável preparação física. Tome nota:

Aos 20 anos deve conseguir:

  • Correr 5 quilómetros em 30 minutos
  • Fazer 20 burpees (agachamento, prancha, flexão) seguidos
  • Aguentar uma prancha completa durante um minuto

Aos 30 anos deve conseguir:

  • Correr um quilómetro e meio em menos de 9 minutos
  • Executar uma prancha por 45 segundos
  • Levantar mais de 50% do seu peso com barra de forma unilateral

Aos 40 anos deve conseguir:

  • Realizar um sprint de 60 segundos sem parar
  • Fazer 10 flexões sem parar
  • Tocar confortavelmente nos dedos dos pés com as pernas esticadas e sem fletir os joelhos

Aos 40 anos, é importante não depender dos transportes públicos ou do seu carro. Ande a pé, de preferência, para ativar o sistema músculo-esquelético. (foto: Getty Images/iStock)

Aos 50 anos deve conseguir:

  • Correr a um ritmo moderado por 60 segundos sem parar
  • Fazer 5 burpees (agachamento, prancha, flexão) seguidos
  • Sentar-se no chão de pernas cruzadas e voltar a levantar-se sem usar as mãos

Aos 60 anos deve conseguir:

  • Dar regularmente mais de 10,000 passos num dia
  • Realizar 12 agachamentos sem parar
  • Tocar com as pontas dos dedos atrás das costas (com uma mão atrás do ombro e outra atrás das costas)

Aos 70 anos deve conseguir:

  • Caminhar um quilómetro e meio em menos de 16 minutos
  • Subir confortavelmente um lance de escadas com 10 degraus em menos de 30 segundos
  • Levantar-se de uma cadeira sem usar as mãos ou os braços e repetir, pelo menos, 12 vezes em 30 segundos

Que desporto praticar aos 30, 40, 50 e 60 anos

Artigo atualizado às 11h26 do dia 6.3.2017 para retificar a faixa etária dos 70 anos.

Partilhe
Comente
Sugira
Proponha uma correção, sugira uma pista: ssilva@observador.pt
Fogo de Pedrógão Grande

“Para inglês ver”

Paulo Tunhas

Quando toda a energia do Governo é em última análise canalizada para a manutenção do seu apoio, é fatal que o Estado se degrade e a pouco e pouco, se fragmente, se transforme em algo para inglês ver. 

Ásia

A Índia de Modi

Diana Soller

A política externa da Índia para os Estados Unidos, até hoje, pode ser resumida em três R: Ressentimento, Reciprocidade e Reconhecimento.

caderno de apontamentos

Educação e autarquias

Abel Baptista

Com a descentralização, não poderão as autarquias tornar-se mais competitivas entre si, e oferecer meios de ensino de melhor qualidade, com soluções adaptadas às circunstâncias do concelho e região?