Não há nada que enganar na limpeza de pele: um pouco de água, um pouco de produto e pronto. Onde é que se pode falhar neste processo, certo? Mas há gestos simples que provavelmente faz e que não são recomendáveis. Desde não lavar as mãos a atacar a pele enquanto a seca, reunimos sete erros comuns.

Esfrega em vez de limpar

Como é que limpa a pele? Coloca o produto no algodão e esfrega-o pelo rosto, certo? Errado. Primeiro, se esfregar sem uma “lógica” de movimentos vai espalhar restos de maquilhagem, por exemplo dos olhos, pelo resto do rosto. O ideal será começar sempre pelos olhos (onde se acumula a maquilhagem mais pesada e escura) e, de seguida, limpar o centro do rosto que é onde o resto da maquilhagem está concentrada (base, blush, corretores e pó de bronze). Como limpar? Sempre do interior para o exterior para não trazer mais sujidade para o centro do rosto. E troque o ato de esfregar por movimentos circulares.

Não lava as suas mãos antes

Pode parecer ilógico lavar as mãos se vai estar a mexer com água e produtos de limpeza mas, acredite, os germes estão em todo o lado, até debaixo das unhas. Então, antes de tocar na sua pele, lave bem as mãos com água e sabonete para que nada se transfira das mãos para o rosto.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Não está a ter em conta o seu tipo de pele

As prateleiras de produtos de limpeza estão sobrecarregadas de produtos. E isso não é para nos confundir nem estratégia de marketing. É mesmo porque há produtos próprios para cada tipo de pele. A fórmula de limpeza errada pode retirar os óleos naturais da pele e perturbar o equilíbrio do pH — o que pode causar uma mão cheia de problemas. Por exemplo, se quem tem pele oleosa usar um produto errado, isso só vai aumentar ainda mais a produção de óleo. Descobrir o produto certo pode parecer confuso mas estas informações vêm escritas nas embalagens. Só tem de perder algum tempo a ler os rótulos ao invés de pegar no primeiro produto que encontra.

Os produtos de limpeza de Bioderma ou de Uriage são um bom exemplo. Existem em várias cores – azul para a pele desidratada, rosa para a pele sensível e verde para a pele oleosa e acneica. Não há desculpa para comprar ao engano.

Não está a usar as fórmulas como deve ser

Existem produtos de limpeza em creme, leite, gel, loção, óleo, espuma e ainda águas micelares. E nem todos se usam da mesma forma. A água micelar ou os leites e loções podem ser aplicados na pele seca mas as espumas e as fórmulas em gel já pedem que a pele esteja molhada para conseguirem aderir melhor.

Está a depender demasiado das toalhitas

As toalhitas desmaquilhantes são boas, é verdade, mas apenas em SOS. Nunca num regime continuado. Se vai de férias uma semana (ou mais) e não lhe apetece levar produtos, opte por embalagens miniaturas mas nunca dependa das toalhitas por tanto tempo. A maioria delas contém ingredientes químicos que, está certo, vão dissolver a maquilhagem mas também agridem a pele.

Água micelar ou desmaquilhante? O veredito

Põe a água demasiado quente

A água quente sabe bem, mas deve controlar a temperatura. O problema é que a água muito quente seca e desequilibra os óleos naturais da pele, deixando-a ainda mais propensa a irritações. Ou seja, a pele seca tem tendência a secar ainda mais e a pele oleosa a produzir ainda mais óleo. O ideal será lavar com água morna.

Não está a secar bem a pele

Nada sabe melhor do que esfregar o rosto numa toalha fofinha depois de estar bem limpo. Pare já. A fricção que faz quando esfrega uma toalha no rosto pode saber bem mas também pode repuxar, irritar e, pior, criar rugas. O ideal será secar a pele com leves batidas com a toalha. E nunca esfregar.