A atriz britânica Emma Watson tem sido alvo de críticas depois de uma sessão fotográfica para a revista Vanity Fair, que muitos consideraram ser uma ofensa aos seus ideais feministas por aparecer com os seus seios demasiado expostos, conta o The Guardian. A estrela do Harry Potter e pioneira da He For She – Eles por Elas -, Campanha Internacional da ONU para a Igualdade de Género nas Mulheres, mostrou-se indignada e admitiu que a maior parte das pessoas não sabe o que é o feminismo.
Isto para só vem revelar que existem muitos mal entendidos acerca do que é o feminismo. O feminismo é dar escolha às mulheres. O feminismo não é algo com que nos ataquemos as outras mulheres. É a libertação, é a igualdade. Realmente não sei o que é que as minhas mamas têm a ver com isso. Estou confusa. A maioria das pessoas está confusa. Não, eu estou mesmo atordoada”, revelou Emma Watson, num evento de promoção do seu novo filme “A Bela e o Monstro”.
Numa das fotos da sessão, feita pelo fotógrafo Tim Walker, conhecido por trabalhar para a Vogue, a atriz apareceu apenas com um casaco de malha branco rendado e sem sutiã.
“O amadurecimento de Hermione para Belle é uma verdadeira história de como @EmmaWatson se tornou adulta: ‘Não estou preocupada se não ganhar um Óscar se o filme não disser nada que eu sinta que não é importante para as pessoas ouvirem’. Leia a reportagem completa no link na bio. Fotografia de Tim Walker”, pode ler-se na publicação do Instagram.
Foi depois das fotos terem vindo a público que começaram as críticas nas redes sociais.
Emma Watson is a disgusting hypocrite for this and I hate her even more pic.twitter.com/hqftBtShWQ
— kelechi (@kelechi_ai) March 1, 2017
Khaleesi: “Emma Watson é uma hipócrita nojenta por causa disto e muito mais”.
Ah, I hadn't realised that feminism had a strict dress code. https://t.co/tRhT5tfR7q
— James Holt (@jammyholt) March 1, 2017
James Holt: “Ah, eu não tinha percebido que este tipo de feminismo tinha um código rígido de vestuário”.
Mas houve também quem a defendesse, dizendo que a roupa pouco ou nada tem a ver com as crenças e ideais.
https://twitter.com/_MangoPrincess_/status/836911680214958080
Paige: “@JuliaHB1 O facto de ela ser sensual não implica que ela não faça um bom trabalho. Se é demasiado intolerante para ver isso, é um problema seu”.
I don't always agree with her, but does exposing a body part really contradict feminist points?
— Ryan T. Brown ???????? (@Toadsanime) March 1, 2017
Ryan Brown: “@JuliaHB1 Eu nem sempre concordo com ela, mas expor assim uma parte do seu corpo contradiz os ideais feministas?”.
Emma Watson, de 26 anos, ficou conhecida por ter interpretado o papel de Hermione na saga “Harry Potter“, entre 2001 e 2011. Chegou a participar também nos filmes “As Vantagens de Ser Invisível“, “Ring Bling” e ainda na série “Ballet Shoes“. Agora, e com estreia marcada para dia 16 de março, vai protagonizar a “A Bela e o Monstro” ao lado do ator britânico Dan Stevens.