Pelo menos duas pessoas morreram e 600 mil casas ficaram sem eletricidade devido a uma violenta tempestade que atingiu várias regiões de França.

O país não registava um fenómeno meteorológico desta intensidade, e os consequentes danos, desde 1999. Nesse ano, uma forte tempestade assolou o país, fez dezenas de mortos e cerca de três milhões de casas ficaram sem eletricidade.

Um motorista de um camião que transportava botijas de gás morreu quando um ramo de uma árvore caiu sobre o seu veículo na zona sul dos Alpes, informaram os bombeiros.

A outra vítima mortal também é um automobilista, cujo veículo foi atingido por uma árvore de 20 metros na região sudoeste do país.

A forte tempestade, apelidada de Zeus, atingiu a região oeste de França antes de avançar, ao final da tarde, para as zonas centro e sudeste do país. Os serviços meteorológicos franceses informaram que foram registados “valores excecionais” na costa ocidental, com ventos até 193 quilómetros por hora.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Três adolescentes ficaram gravemente feridos na região oeste do país e quatro crianças sofreram ferimentos ligeiros em Brive (sudoeste) após o colapso do telhado de uma escola, informou o primeiro-ministro francês, Bernard Cazeneuve, num comunicado.

Esta segunda-feira à tarde, 600.000 mil casas estavam sem eletricidade em todo o país, segundo a empresa que gere a rede francesa de distribuição elétrica, Enedis.

As fortes chuvas registadas também obrigaram ao encerramento de um acesso de uma das autoestradas que servem a capital francesa, Paris, segundo precisou o comunicado do gabinete do primeiro-ministro francês.