A venda de divisas pelo Banco Nacional de Angola (BNA) à banca comercial voltou a aumentar na última semana, mais de 17%, para 409,2 milhões de euros, incluindo 26,8 milhões de euros para pagamento de salários de expatriados.

A informação consta do relatório semanal do BNA, divulgadoesta segunda-feira, sobre a evolução dos mercados monetário e cambial entre 27 de fevereiro e 3 de março, e surge após os 348,6 milhões de euros e os 182,3 milhões de euros das duas semanas anteriores.

Segundo o documento, consultado pela Lusa, as divisas disponibilizadas – mantêm-se em euros há um ano -, em vendas diretas equivalentes a 457,3 milhões de dólares, cobriram as necessidades de importação de bens alimentares (90,1 milhões de euros) e também operações dos setores da Indústria (78,7 milhões de euros), do Petróleo (89,5 milhões de euros) e para importação de peças e acessórios para o setor dos transportes (nove milhões de euros).

Foram igualmente disponibilizadas divisas para a cobertura das necessidades de importação de medicamentos (13,6 milhões de euros) e para operações dos Órgãos do Estado (15,6 milhões de euros), além do setor da Hotelaria e Turismo (4,5 milhões de euros).

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

O BNA vendeu ainda divisas para garantir a atividade das Casas de Câmbio (5,4 milhões de euros) e das empresas operadoras de remessas para o exterior (4,5 milhões de euros), além de voltar a disponibilizar moeda estrangeira para o envio de salários de trabalhadores expatriados para os países de origem (26,8 milhões de euros).

Angola enfrenta desde finais de 2014 uma crise financeira e económica com a forte quebra das receitas com a exportação de petróleo devido à redução da cotação internacional do barril de crude, tendo em curso várias medidas de austeridade.

Esta conjuntura levou a uma forte quebra na entrada de divisas no país e a limitações no acesso a moeda estrangeira aos balcões dos bancos, dificultando as importações.

Além disso, devido à suspensão de acordos com bancos estrangeiros para correspondentes bancários, a banca angolana apenas consegue comprar divisas ao BNA.

A taxa de câmbio média de referência de venda do mercado cambial primário, apurada pelo banco central no final da última semana, desceu ligeiramente, para os 166,733 kwanzas por cada dólar e para os 186,283 kwanzas por cada euro.

No mercado de rua, a única alternativa, embora ilegal, face à falta de divisas aos balcões dos bancos, cada dólar norte-americano custa menos de 400 kwanzas, uma forte quebra que já dura há várias semanas consecutivas.