Logo Observador
Porsche

Apontado aos circuitos. Novo 911 GT3 tem 500 cv

A versão mais extrema do emblemático desportivo da Porsche aí está: feito, lado a lado, com os modelos de competição, o 911 GT3 promete deslumbrar em estrada e em circuito. Custa é mais de 200.000€.

Autor
  • António Sousa Pereira

Depois da renovação operada pela Porsche no seu modelo mais emblemático, faltava conhecer a derivação mais radical da chamada série “991.2” do 911. Pois ela aí está, acabada de revelar no Salão de Genebra: como é da tradição, o novo 911 GT3 continua a ser um desportivo autorizado a circular na via pública, mas orientado para uma utilização em circuito, mantendo toda a aura que sempre dele fez uma proposta muito especial.

Produzido na mesma linha de montagem onde são produzidos os modelos de competição da Porsche, o 911 GT3 da nova geração monta o motor do anterior 911 GT3 Cup de competição, praticamente sem alterações. Um seis cilindros opostos atmosférico de 4,0 litros, capaz de oferecer nada menos do que 500 cv.

Ora, sendo o peso em ordem de marcha do modelo de 1.430 kg, tal significa que a relação peso/potência é de 2,86 kg/cv. Não espantando, por isso, que as prestações sejam de impor respeito: quando equipado com a caixa pilotada de dupla embraiagem e sete velocidades PDK, o 911 GT3 anuncia 3,4 segundos nos 0-100 km/h e 318 km/h de velocidade máxima; já com a caixa de velocidades manual de seis relações, a velocidade máxima é de 320 km/h, cumprindo-se os 0-100 km/h em 3,9 segundos.

Para mais, todas as alterações recebidas pelo modelo vão no sentido de uma maior eficácia dinâmica. É o caso da imponente asa traseira em carbono, da secção e spoiler dianteiros optimizados, ou das novas saídas de ar e do novo difusor traseiro.

No cockpit, com apenas dois lugares (os bancos traseiros foram suprimidos), destacam-se o volante com 360 mm de diâmetro, proveniente do 918 Spyder, e os bancos desportivos Plus com regulação manual e maior apoio lateral – em opção, são propostos os bancos Plus adaptativos com regulações eléctricas em 18 vias, bem como as bacquets desportivas fabricadas em plástico reforçado com fibra de carbono e airbag para o tórax integrado.

Já disponível para encomenda, o novo 911 GT3 começará a ser entregue ao seus afortunados proprietários em meados de Junho, sendo proposto em Portugal desde 205.024€.

Recomendador: descubra o seu carro ideal

Não percebe nada de carros, ou quer alargar os horizontes? Com uma mão-cheia de perguntas simples, ajudamo-lo a encontrar o seu carro novo ideal.

Recomendador: descubra o seu carro idealExperimentar agora
Partilhe
Comente
Sugira
Proponha uma correção, sugira uma pista: observador@observador.pt