São sessenta anos de conteúdos televisivos históricos disponibilizados num arquivo aberto ao público e gratuito na Internet. Para celebrar as seis décadas da primeira transmissão televisiva da RTP, o canal lançou o Arquivo RTP, uma plataforma com mais de 6.500 registos de som e vídeo recolhidos desde 1957. Até agora, estes conteúdos só podiam ser consultados na sede da empresa.

Através deste site, a RTP disponibiliza conteúdos desde a ficção a documentários e peças jornalística, do entretenimento à informação. Tudo nos mais variados formatos, desde vídeo, texto e fotografia. Muito desse material está organizado em coleções, com álbuns exclusivos de Mário Soares, ao 25 de abril ou a décadas específicas. Todos estes conteúdos podem ser analisados online, mas só podem ser descarregados em formato digital ou CD através de um licenciamento. Esse licenciamento é pago: o valor pode ser consultado aqui, mas, para uso caseiro de vídeos e sons, o preço está fixado em 1 euro por minuto.

Em breve, a plataforma vai crescer e os conteúdos disponibilizados gratuitamente na Internet vão aumentar. Veja alguns deles aqui na fotogaleria.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR