O presidente da Associação Portuguesa de Bancos (APB), Faria de Oliveira, reconheceu esta terça-feira que “a imagem do sistema bancário continua muito por baixo” e defendeu um reforço da confiança dos cidadãos na banca.

Faria de Oliveira resumiu assim, em pouco menos de um minuto, mais de uma hora e meia de reunião com deputados do grupo parlamentar do PS, que está a preparar um pacote legislativo para a banca.

O presidente da APB descreveu a reunião como uma “troca de impressões” sobre um “conjunto de iniciativas” para o reforço do sistema bancário e da confiança dos cidadãos na banca, abalada por uma série de “casos” que envolveram bancos nos últimos anos, como o BPN e BES.

Questionado sobre o tipo de medidas que poderiam ser adotadas, Faria de Oliveira admitiu que o reforço da confiança dos cidadãos “é uma prioridade” para os próprios bancos, mas não adiantou mais pormenores.

“Não há dúvida que a imagem do sistema bancário continua muito por baixo. Os próprios bancos são os primeiros interessados em reforçar a sua relação de confiança com os clientes, criar um clima de verdadeira confiança com os clientes”, disse, sem adiantar as propostas defendidas na reunião com os deputados socialistas.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR