Literatura

John Le Carré recupera o personagem de George Smiley ao fim de 25 anos

George Smiley, um dos personagens mais emblemáticos da obra do escritor britânico John Le Carré vai regressar ao fim de 25 anos num novo livro a publicar no outono.

Todos os livros de John Le Carré estão publicados em Portugal

GREGOR FISCHER/EPA

Autor
  • Agência Lusa
Mais sobre

George Smiley, um dos personagens mais emblemáticos da obra do escritor britânico John Le Carré vai regressar ao fim de 25 anos num novo livro a publicar no outono, disse a editora Viking.

O livro “A Legacy of Spies” vai chegar às livrarias no próximo dia 7 de setembro e recupera o célebre espião da Guerra Fria, personagem central de vários romances de John Le Carré.

De acordo com a Viking, editora filial da Penguin Random House, o novo livro de Jonh Le Carré, 85 anos e antigo membro dos serviços de informações britânico, incluiu todos as restantes figuras relacionados com Smiley, considerada a personagem mais importante criada pelo escritor britânico.

Segundo a editora, na obra vai surgir o “protegido” de Smiley, Peter Guillam, com uma idade avançada e retirado numa quinta na zona da Bretanha, em França.

No novo romance, Peter Guillam é chamado a Londres onde é submetido a um interrogatório por alguns erros cometidos no passado.

Ao anunciar o lançamento do novo livro, a Viking assinala que a história vai misturar o passado e o presente numa trama “engenhosa e tão emocionante” como as anteriores da série Smiley: “O Espião que saiu do frio” (1963), “Rei, Capitão, Soldado, Espião” ou “A Toupeira” (1974).

Além dos filmes sobre a obra de Le Carré, destaca-se a série da BBC exibida nos anos 1970 com o ator britânico Alec Guiness no papel de George Smiley.

A editora anunciou igualmente que as 21 obras de Le Carré vão passar a figurar na coleção “Clássicos Modernos” da Penguin.

John Le Carré, pseudónimo de David Jonh Moore Cornwell, foi professor de francês e alemão no colégio privado de Eton, Reino Unido, altura em que começou a trabalhar como agente do MI5, em 1958.

Todos os livros de John Le Carré estão publicados em Portugal.

Partilhe
Comente
Sugira
Proponha uma correção, sugira uma pista: observador@observador.pt

Só mais um passo

Ligue-se agora via

Facebook Google

Não publicamos nada no seu perfil sem a sua autorização. Ao registar-se está a aceitar os Termos e Condições e a Política de Privacidade.

E tenha acesso a

  • Comentários - Dê a sua opinião e participe nos debates
  • Alertas - Siga os tópicos, autores e programas que quer acompanhar
  • Guardados - Guarde os artigos para ler mais tarde, sincronizado com a app
  • Histórico - Lista cronológica dos artigos que leu unificada entre app e site