Depois de uma primeira experiência no já distante ano de 1982, com a apresentação do concept Capsula, a Italdesign está de regresso ao tema do transporte por terra e ar. Desta feita, em parceria com o fabricante aeronáutico Airbus, com um novo protótipo: o Pop Up Concept. Mais uma vez, uma espécie de cápsula, que tanto pode ser acoplada ao chassi de um automóvel, circulando assim por estrada e pelas ruas das nossas cidades, como seguir integrada num comboio, ou ser aerotransportada por uma espécie de drone, viajando assim até ao destino pretendido.

Segundo revelam as duas companhias, na base desta criação está um conceito de transporte de porta-a-porta, que tanto pode ser feito por estrada, como por carris ou pelo ar. Dependendo a escolha apenas da distância e das condições do tráfego.

Quanto ao utilizador, apenas terá de indicar o destino recorrendo a uma aplicação no smartphone, sendo que será o sistema de calcular a melhor e mais rápida forma de chegar: em deslocações curtas, com não mais de 130 km, a cápsula pode ser acoplada a um chassi automóvel de condução autónoma, viajando por terra; nas viagens mais longas e até para evitar o trânsito, a mesma cápsula pode ser acoplada a uma espécie de drone, que a transportará até ao destino. Sendo que, no vídeo divulgado pela Italdesign e pela Airbus, também é possível ver a cápsula ser colocada sobre um vagão, seguindo assim de comboio. Com os seus criadores a colocaram, inclusivamente, a hipótese de a mesma cápsula ser utilizada no já anunciado Hyperloop. Veja como funciona este conceito revolucionário:

[jwplatform g4Ek2Vzy]

Embora fascinante, não existem quaisquer prazos para a implementação deste novo conceito de meio de transporte, até porque a própria tecnologia utilizada coloca sérias dificuldades: não só não existe ainda um sistema suficientemente testado e já implementado de condução autónoma, como as pessoas continuam a manifestar algumas reticências quanto à possibilidade de entregarem o comando da situação ao próprio carro. Além de que teria de existir algum tipo de monitorização e controlo relativamente aos voos deste tipo de “aeronaves” em cidade.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR