Um bebé de oito meses faleceu esta quinta-feira numa creche em São Jorge de Arroios, no distrito de Lisboa, avança o Correio da Manhã. A informação foi confirmada ao Observador por fonte oficial do Comando Metropolitano da PSP de Lisboa, que explicou que “supostamente, terá sido um caso de morte súbita”. O incidente aconteceu no Centro Escolar Dr. Salgueiro Almeida.

A TVI avançou que o óbito do bebé foi confirmado pelos médicos do INEM, no local e fonte oficial da PSP adiantou que, quando foi dado o alerta, também se deslocaram para o local vários meios policiais. O corpo só foi retirado por volta das 15h30 e conduzido para o Instituto de Medicina Legal.

Segundo o Correio da Manhã, o pai levou a criança à creche pelas 09h30 e, mais tarde, recebeu uma chamada por parte das funcionárias a reportar o sucedido. A mãe da criança foi entretanto, hospitalizada, depois de ter recebido a notícia. Está a ser observada no Hospital de São José.

A equipa da TVI no local avançou que os pais do menino são jovens e nepaleses e que o pai, com cerca de 30 anos, chegou rapidamente ao local, porque trabalha perto. O corpo só foi retirado do local por volta das 15h30. O alerta para o INEM foi dado às 11h38.

A Síndrome de Morte Súbita do Lactente (SMSL) pode ocorrer até ao primeiro ano de vida dos bebés, durante o sono, sem qualquer outro tipo de sintoma prévio ou explicação aparente. De acordo com a Sociedade Portuguesa de Pediatria, é raro que estes casos aconteçam no primeiro mês de vida e que este risco aumenta entre os 2 e os 4 meses. Cerca de 95% dos casos surgem antes dos 6 meses de idade.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR