O Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, considera que os sistemas dos serviços secretos americanos (CIA) são “obsoletos” e devem ser modernizados, disse esta quinta-feira o porta-voz da Casa Branca quando questionado sobre as recentes revelações do portal WikiLeaks.

O Presidente está muito preocupado com a divulgação de informações secretas que enfraquece a nossa segurança nacional”, declarou Sean Spicer, a propósito da divulgação de documentos sobre as operações de ciberespionagem da CIA.

Ele pensa que os sistemas da CIA são obsoletos e devem ser modernizados“, acrescentou o porta-voz da Casa Branca, indo ao encontro das críticas feitas também esta quinta-feira pelo fundador do portal WikiLeaks, Julian Assange, que acusou a agência de inteligência norte-americana de “incompetência devastadora” por ter armazenado num único “sítio” informações sensíveis.

De acordo com os cerca de 9.000 documentos publicados esta semana pelo portal Wikileaks, a CIA é capaz de realizar, através de ferramentas informáticas, escutas em praticamente qualquer aparelho eletrónico, sejam telemóveis de última geração, computadores ou televisores que estejam ligados à internet.

A CIA acusou entretanto o portal WikiLeaks de ajudar os inimigos dos EUA ao revelar os seus métodos.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR