Emmanuel Macron, o candidato centrista às presidenciais francesas, ultrapassou Marine Le Pen e aparece pela primeira vez à frente nas intenções de voto dos franceses para a primeira volta das eleições. Segundo uma nova sondagem, divulgada esta quinta-feira pela Harris Interactive, a candidata da extrema-direita caiu para segundo lugar na primeira volta. Até aqui, a líder da Frente Nacional tinha vindo a ser apontada como favorita na primeira volta em todas as sondagens.

De acordo com a sondagem, 26% dos franceses afirmaram que votariam em Macron na primeira volta e 25% em Le Pen. Como recorda a AFP, isto representa uma subida de seis pontos percentuais em duas semanas. Já relativamente à segunda volta, a dois, a vantagem de Macron sobre Le Pen é ainda mais acentuada. Segundo a sondagem, o centrista levaria 65% dos votos e a líder da Frente Nacional apenas 35%.

Emmanuel Macron tem vindo a ganhar o apoio em várias áreas da política francesa. O último foi o presidente da câmara de Paris, Bertrand Delanoë, que considerou Macron “um reformista, um europeu e um realista”, afirmando que é necessário “colocar a maior força possível atrás do candidato que possa vencer Le Pen na primeira volta“, cita a AFP.

Esta quarta-feira, durante um comício no Dia da Mulher, Emmanuel Macron manifestou o seu desejo de nomear uma mulher como primeira-ministra, caso seja eleito presidente. “É fácil dizer isto hoje [Dia da Mulher]”, admitiu Macron, “mas é mesmo isto que desejo”.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR