Dois professores da Universidade Politécnica da Catalunha decidiram começar a ensinar Física a alunos de computação a partir de um método, no mínimo invulgar: com a ajuda dos filmes Star Wars, King Kong e Godzilla, conta o El Mundo. Tudo começou na década de 90, há cerca de vinte anos. Desde essa altura, e com o objetivo de facilitar a vida aos estudantes, Jordi José e Manuel Moreno explicam a matéria e fazem enunciados com o auxílio de referências presentes nos três filmes.

Muitos [alunos] não entendiam por que razão tinham de estudar esta matéria [Física], só pensavam em programação. Para os estimularmos, lembrámo-nos de recorrer à literatura cinematográfica e à ficção científica”, explicou Moreno.

A partir daí, os resultados e a experiência tiveram tanto sucesso que resultaram na criação de uma disciplina opcional, chamada Ficção Científica Aplicada. Os materiais didáticos para a sala de aula passaram a ser cassetes VHS e bandas desenhadas. Mais recentemente, José e Moreno criaram ainda um curso online, naquela universidade espanhola, intitulado Tecnociência e Ficção Científica: de King Kong a Einsten.

Jose Jordi, um dos professores e criadores da ideia

Mas este projeto não fica por aqui. A ideia não foi poupada a elogios por especialistas e outros professores, que quiseram de imediato adotar o conceito ou estratégias semelhantes. “A disciplina que criámos foi pioneira em Espanha e, posteriormente, diversos professores e investigadores seguiram o mesmo caminho”, admitem os professores. A experiência tem sido também abordada em livros e em vários meios de comunicação.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR