Uma série de quadros criados em 2007 por Paula Rego, quando a pintora sofreu uma grave depressão, vão ser exibidos pela primeira vez a partir de 14 de março, na galeria Marlborough Fine Art, em Londres. A existência dos quadros foi revelada recentemente por Paula Rego, ao filho, o realizador Nick Willing, que criou um filme sobre a mãe, a estrear pela BBC no próximo dia 25 de março e em abril em Portugal.

Numa entrevista publicada no site do jornal britânico The Guardian, o realizador revela vários pormenores do filme “Paula Rego. Secrets & Stories”, nomeadamente os episódios recorrentes de depressão, a relação complexa de Paula Rego com o marido, o também artista Victor Willing (falecido em 1988), os casos extraconjugais de ambos, a família e os problemas financeiros.

De todos os temas abordados, é o da depressão que “envergonha” Paula Rego, atualmente com 82 anos, uma doença recorrente na sua vida, contra a qual lutou através do seu trabalho artístico. Uma dessas fases deu-se em 2007 e, nessa altura, a pintora portuguesa radicada em Londres verteu para 12 telas, em pastel, todas as suas emoções, retratando-se como uma mulher “isolada, com medo, paralisada”. Por seu turno, Nick Willing, 56 anos – que realizou, entre outros, os filmes “O Caçador de Segredos” (1997), “Alice” (2009), e também séries como “Olympus” (2015) – revela, na entrevista, que desconhecia as pinturas.

Aponta que, apesar de ser próximo da mãe, fez o filme para se “aproximar ainda mais, e tentar compreendê-la”, mas ficou com receio de “entrar no seu mundo, na sua privacidade”. “Não tenho medo de a afetar a ela, mas sim ao que mais lhe importa na sua vida, que é a sua arte”, acrescenta o cineasta ao jornal The Guardian.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

O filme mostra como, ao longo da vida, Paula Rego foi colocando nos quadros os seus traumas e emoções mais difíceis de exprimir, e como fazer aquela série quadros “lhe salvou a vida”, segundo o filho. “Paula Rego: Depression Series” vai ficar patente na galeria Marlborough Fine Art até 01 de abril, e o filme “Paula Rego: Secrets & Stories” será exibido pela BBC2, às 21h, de 25 de março.

Quando o filme se estrear em Portugal, em data ainda a definir, a Casa das Histórias Paula Rego, em Cascais, irá apresentar a exposição “Paula Rego. Histórias e Segredos”, segundo disse à Lusa esta entidade, com obras significativas da pintora de museus nacionais e internacionais.

A exposição – que irá ocupar todo o espaço do museu Casa das Histórias – terá um forte cariz biográfico, mostrando, além da pintura, relatórios que Paula Rego escreveu quando era bolseira da Fundação Calouste Gulbenkian, em Londres, elementos do seu ateliê naquela cidade, onde continua a pintar, e uma série de objetos pessoais.