Um grupo de arqueólogos egípcios e alemães descobriu uma estátua do faraó Ramsés II com aproximadamente oito metros de altura. A descoberta ocorreu na zona Este do Cairo, perto das ruínas do templo de Ramsés II, no bairro (que hoje é um dos mais pobres do Cairo) de Heliópolis. A estátua encontrava-se submersa em lama.

À CNN, o ministro das Antiguidades egípcio, Khaled al-Anani, confirmou a descoberta: “Ligaram-me na terça-feira a anunciar a descoberta de um colosso, muito provavelmente de Ramsés II, feito de quartzito. Foi descoberto o busto da estátua e parte inferior da cabeça. Ao remover a cabeça, descobrimos a coroa e a orelha direita, assim como um pedaço do olho direito”.

Ramsés II governou entre 1278 AC e 1213 AC, seria o terceiro faraó da 19.ª dinastia egípcia, e é considerado um dos mais importantes do Antigo Egipto. Desde logo porque foi durante o reinado deste que o Império Egípcio se expandiu até aos territórios que hoje são da Síria e do Sudão.

A mesma expedição descobriu também a parte superior de uma estátua do faraó Seti II, neto de Ramsés II, feita de calcário e com aproximadamente oitenta centímetros.

O líder da expedição alemã, Dietrich Raue, da Universidade de Leipzig, explicou à CNN que Heliópolis, onde as descoberta foi feita, era a casa do Deus-Sol, pelo que a descoberta não é uma surpresa total para Raue. “O Deus Sol criou o mundo em Heliópolis. Isso significa que tudo teria de ser construído aqui: estátuas, templos… Mas Ramsés II nunca viveu perto do local, porque era a morada do Deus-Sol”, lembrou.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR