A Polícia Judiciária (PJ) anunciou esta sexta-feira em comunicado a detenção de um casal português em Espanha “fortemente indiciado pela prática continuada de crime de tráfico de pessoas para exploração laboral”.

Segundo a missiva, a PJ desenvolveu a investigação através da Diretoria do Norte. As vítimas, “na sua maioria apresentando um perfil de debilidade económica e mental, bem como comportamentos de alcoolemia ou toxicodependência”, eram recrutadas no Norte do país para alegadas prestações de serviço na área da agricultura em Logroño. O (falso) ponto de partida para essa atração eram “promessas de remuneração e regalias laborais”.

Em articulação com as autoridades espanholas, a detenção dos dois principais responsáveis resultou também “na libertação de mais de 30 cidadãos de nacionalidade portuguesa, argelina, guineense, nigeriana, egípcia, romena e russa, alguns em situação ilegal em Espanha”. “As vítimas foram encaminhadas para os serviços de emergência e apoio social, para regressarem aos seus países de origem”, esclarece o comunicado.

Os detidos serão esta sexta-feira presentes à Audiência Nacional em Madrid, com vista à sua extradição. “Em Portugal desencadearam-se buscas domiciliárias no Minho e Trás-os-Montes, visando essencialmente angariadores/colaboradores e familiares do casal detido em Espanha, resultando na constituição como arguido de dois homens e uma mulher e na apreensão de documentação variada e três armas de fogo e munições”, completa.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR