Luanda, 10 mar (Lusa) – O decano da Faculdade de Economia da Universidade Agostinho Neto, a maior de Angola, defendeu esta sexta-feira, que o Estado angolano crie incentivos fiscais e monetários para trabalhos conjuntos entre universidades e instituições sociais para o desenvolvimento do país.

A posição de Redento Carlos Maia foi expressa na aula inaugural do ano académico 2017, tendo realçado também a necessidade de uma “eficiente” organização das universidades para o alcance desta aspiração.

“Entendo que caberá ao Estado, enquanto superstrutura política, com a responsabilidade do desenvolvimento nacional, estabelecer políticas e mecanismos favorecedores, um sistema de estímulos fiscais e monetários, dirigidos ao estreitamento das relações entre a instituição universitária e as instituições sociais públicas ou privadas para este desiderato”, disse.

O decano, que centrou a sua intervenção na “universidade angolana e sua interface com o desenvolvimento nacional”, referiu ainda que embora “não muito disseminada” na sociedade angolana, a realização de estudos conjuntos entre universidades e instituições sociais geram vantagens recíprocas.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

“Maior desenvolvimento e melhores resultados nos processos de trabalhos na instituição que solicita o serviço, na universidade que o presta e supostamente em todo conjunto social, é nossa opinião que se deve estimular essa cultura e promovê-la do ponto de vista institucional”, assinalou.

Em Angola o ano académico 2017 arrancou oficialmente no dia 3 de março, com um total de 111.086 vagas disponibilizadas pelas 24 universidades públicas e 41 privadas angolanas.

Na ocasião, o vice-presidente de Angola, Manuel Vicente exortou as 65 instituições do ensino superior do país a promoverem a qualidade e valorização do corpo docente como objetivo para o novo ano académico.

“O ensino superior tem conhecido um crescimento quantitativo notório. É de salientar, no entanto, que o crescimento quantitativo que se verifica deve ser acompanhado de um esforço que promova a qualidade”, exortou Manuel Vicente.

Para o presente ano académico a Faculdade de Economia da Universidade Agostinho Neto de Angola conta com 550 novos estudantes.

Cerca de 10 milhões de angolanos frequentam atualmente as escolas e universidades do país, nos vários níveis de ensino.