O Presidente norte-americano, Donald Trump, convidou esta sexta-feira, numa conversa telefónica, o líder palestiniano Mahmoud Abbas a visitar a Casa Branca “em breve”, indicou a Autoridade Palestiniana citada pela agência palestiniana oficial Wafa.

Durante esta primeira conversa telefónica entre os dois líderes desde a posse de Trump (a 20 de janeiro), o chefe de Estado norte-americano convidou o Presidente da Autoridade Palestiniana a visitar Washington “em breve para discutir formas de retomar o processo político“, disse a fonte palestiniana.

Trump sublinhou ainda “o compromisso [da administração norte-americana] num processo de paz genuíno entre palestinianos e israelitas“, referiu a mesma fonte.

Já Abbas abordou de forma explícita a solução de dois Estados (israelita e palestiniano), ideia sobre a qual Donald Trump pareceu distanciar-se durante um encontro com o primeiro-ministro israelita, Benjamin Netanyahu, em meados de fevereiro, rompendo assim com décadas de diplomacia internacional.

Ainda na conversa via telefone, o Presidente da Autoridade Palestiniana salientou o seu “compromisso a favor da paz como uma opção estratégica (e) para o estabelecimento de um Estado palestiniano ao lado de Israel”, concluiu a mesma fonte.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR