Estamos a meio de março e os primeiros raios de calor já se fazem sentir. Muitos até já conseguiram apanhar uns banhos de sol na praia. E é precisamente nesta altura que o pânico se instala sobretudo entre as mulheres: são os pneus, a casca de laranja da celulite e até a barriguinha. Mas neste tempo de arranque da operação biquini, os especialistas de Harvard vieram dar uma ajuda.

Segundo o Cocinillas, do jornal El Español, o processo tem de passar por uma alimentação saudável e exercício ao longo do ano e não apenas nos últimos meses antes do verão. Dietas extremas e pontuais não são a solução. Aliás, uma das piores ideias sobre as dietas é acreditar que, em apenas um mês, se consegue ter um corpo perfeito. Os cuidados devem ser constantes. No entanto, se durante o inverno se descuidou nos excessos (como no Natal e na Passagem de Ano) pode começar agora um novo processo de dieta, mas tem que começar a sério. De uma forma cuidada e ponderada, em três ou quatro meses o nosso corpo conseguirá seguir o caminho que desejamos. Algo apenas pontual não vai valer o esforço.

Segundo os especialistas, tem de existir uma completa mudança de hábitos. Com uma alimentação equilibrada e um estilo de vida saudável .

O prato ideal e saudável

Muitos erros e mitos existem no que toca ao comer saudável. É necessário saber quais os alimentos adequados para o nosso organismo e quais aqueles que, mesmo que gostemos muito, não nos trazem benefícios alguns.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Este quadro, que lhe apresentamos em baixo, foi elaborado pela Escola de Medicina de Harvard e mostra-nos qual a fórmula ideal para um prato saudável: quais as proporções e quais os alimentos e grupo de alimentos mais importantes e que não podem faltar.

Frutas e Legumes

Já é sabido que as frutas e os legumes são muito importantes e benéficos para a saúde. Tal como nos mostra a imagem, este tipo de alimentos deve constar em metade do nosso prato. Ou seja, as frutas e as verduras devem ser a base principal na hora de comer.

Os 5 vegetais que mais emagrecem. E os 5 que mais engordam

Grãos integrais

Um dos grande problemas da alimentação actual é que quase todos os alimentos são saturados em açúcar. Para tentar contornar o problema, aconselha-se a consumir, sempre que possível, produtos integrais.

Ótimos exemplos disso são a quinoa, arroz integral, trigo integral, pão integral etc. Segundo os investigadores de Harvard, um quarto da nossa comida deve ter este tipo de alimentos integrais.

Uma taça de quinoa pode salvar vidas?

Proteínas saudáveis

As proteínas são essenciais para o nosso organismo. Mas há que as saber escolher. Como também não será novidade, as proteínas mais saudáveis são as carnes brancas, como o frango. Este tipo de alimento deve estar em 25% do nosso prato.

Pelo contrário, deve controlar as carnes vermelhas e, especialmente, evitar as carnes processadas.

OMS: carne vermelha, processada ou não, pode causar cancro

O azeite

No que diz respeito ao azeite (que é muito típico na alimentação portuguesa e mediterrânea), os especialistas de Harvard aconselham os azeites vegetais saudáveis, como o azeite de virgem, um dos mais recomendados.

Investigadores descobrem que pele das azeitonas pode combater formação de tumores

As bebidas

Beber água está no topo das prioridades, com a ingestão de cerca de dois litros diários. Depois disso, o conselho é que recorra a bebidas que não sejam açucaradas e, que não tenham conservantes.

Paralelamente, beber chá e infusões (sem ou com pouco açúcar) é também muito benéfico, especialmente para não se fazer retenção de líquidos.

Cinco (bons) motivos para beber chá

E, claro: fazer exercício

Uma das grandes bases para uma vida saudável é mexer o corpo. Manter-se em forma é fundamental para que a alimentação saudável tenha os seus efeitos benéficos.

Caminhar, correr ou realizar atividades desportivas diariamente ou, pelo menos, três vezes por semana, é um processo fundamental.

Como ficar em forma em 10 minutos