Modelo maior na oferta da italiana Lamborghini, o Aventador apresenta-se no Salão de Genebra com a versão S, esgrimindo uma maior capacidade de impressionar os futuros clientes graças às evoluções registadas em áreas como o motor e a aerodinâmica. Mais potência e maior eficácia são o compromisso assumido pelo mais imponente dos “touros” da ganadaria de Sant’Agata Bolognese.

Entre as principais novidades, destaque natural para os melhoramentos feitos pelos engenheiros da Lamborghini no V12 naturalmente aspirado, com 6,5 litros de capacidade que desde sempre equipa o Aventador. Mas, a partir de agora e graças a uma nova regulação das válvulas, a um novo sistema de admissão e a um aumento da rotação máxima do motor – que passa para as 8.500 rpm –, a imponente motorização passa a debitar 730 cv de potência (mais 40 cv que na versão anterior), a par de um binário máximo de 600 Nm. Valores que, por outro lado, lhe permitem acelerar dos 0 aos 100 km/h em 2,9 segundos, com a velocidade máxima a surgir aos 349 km/h.

No domínio da aerodinâmica e a contribuir igualmente para look exterior mais agressivo, um pára-choques dianteiro redesenhado para um melhor e mais eficaz direccionamento do ar, além de garantir um aumento de downforce na frente em cerca de 130%. Já na traseira, onde também existe um novo sistema de escape 20% mais leve, surge uma asa que pode ser ajustada em três posições, e que acaba por contribuir para um aumento da força descendente em cerca de 50%, na posição de maior incidência, para poder reduzir o coeficiente de arrastamento em cerca de 400%, quando na sua posição mais direita, ou de menor incidência.

Idêntica mantém-se a opção pelo sistema de tracção integral, com a potência a ser direccionada para todas as rodas através de uma caixa automática de sete velocidades, assim como o peso total do veículo – que continua fixado nos 1.575 kg. Contudo, isto não impede o Aventador S de reivindicar uma melhoria da relação potência/peso em cerca de 25 cv, atingindo agora 469 cv/tonelada.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR