António Guterres

Guterres alerta para “novos ataques à segurança e dignidade” das mulheres

Guterres considerou que as mulheres estão a sofrer "novos ataques à segurança e dignidade" em todo o mundo, apontando os extremistas que as subjugam e os governos que restringem as liberdades.

Para Guterres, a educação das mulheres é uma forma de prevenir "os desafios que surgem do extremismo violento, das violações dos direitos humanos, da xenofobia e de outras ameaças"

DAI KUROKAWA/EPA

O secretário-geral da ONU avisou que as mulheres estão a sofrer “novos ataques à sua segurança e dignidade” em todo o mundo, apontando os extremistas que as subjugam e os governos que restringem as suas liberdades. António Guterres falava na segunda-feira, na sessão de abertura da reunião deste ano da comissão das Nações Unidas para o estatuto da mulher, em Nova Iorque.

Para Guterres, a educação das mulheres é uma forma de prevenir “os desafios que surgem do extremismo violento, das violações dos direitos humanos, da xenofobia e de outras ameaças”.

Na sua mensagem, o ex-primeiro-ministro português referiu-se indiretamente ao grupo extremista Estado Islâmico, que vende mulheres e raparigas como escravas sexuais, aos Estados Unidos, que pretendem proibir a ajuda a organizações internacionais que fornecem informações sobre abortos, e à Rússia, que quer avançar com uma nova legislação que descriminaliza algumas formas de violência doméstica. “O mundo necessita de mais mulheres líderes, e o mundo necessita de mais homens a defenderem a igualdade de género”, afirmou, citado pela agência AP.

Partilhe
Comente
Sugira
Proponha uma correção, sugira uma pista: observador@observador.pt

Só mais um passo

Ligue-se agora via

Facebook Google

Não publicamos nada no seu perfil sem a sua autorização. Ao registar-se está a aceitar os Termos e Condições e a Política de Privacidade.

E tenha acesso a

  • Comentários - Dê a sua opinião e participe nos debates
  • Alertas - Siga os tópicos, autores e programas que quer acompanhar
  • Guardados - Guarde os artigos para ler mais tarde, sincronizado com a app
  • Histórico - Lista cronológica dos artigos que leu unificada entre app e site